Continua após publicidade

Campeões de tênis do passado disputam torneio em São Paulo

Grandes campeões como sueco Borg e o argentino Vilas, estrelam torneio nesta semana no Ginásio do Ibirapuera

Por Fabio Wright
Atualizado em 5 dez 2016, 19h25 - Publicado em 18 set 2009, 20h32

Imagine ver novamente em ação, mesmo que longe da melhor forma, craques como Pelé, Cruyff e Platini. É mais ou menos essa experiência que os fãs do tênis poderão ter nesta semana na cidade. Uma quadra de superfície asfáltica montada no Ginásio do Ibirapuera vai sediar, de quinta (22) a domingo (25), uma etapa do circuito de seniores da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP). É a primeira vez que o Brasil recebe um evento da série Tour of Champions, que neste ano já passou por dez cidades, entre elas Roma, Paris, Barcelona e Frankfurt. “Para participar, o tenista precisa estar há pelo menos dois anos longe do circuito profissional”, explica o organizador Dácio Campos, também comentarista do SporTV. “Outro critério é ter sido número 1 do mundo ou ao menos vice-campeão de um torneio de Grand Slam ou da Copa Davis.” Dono de cinco títulos de Wimbledon e seis de Roland Garros, o lendário sueco Bjorn Borg (hoje com 51 anos) é a principal estrela do campeonato. Logo no primeiro dia, Borg reviverá seus duelos com o argentino Guillermo Vilas. Os dois fizeram alguns dos maiores clássicos do saibro nos anos 70, incluindo duas finais de Roland Garros.

Fernando Meligeni: o único brasileiro na competição

Mas nem só raquetes cinqüentonas exibirão seus saques e voleios no Ibirapuera. Também entram em quadra o espanhol Sergi Bruguera (que perdeu para Gustavo Kuerten a final de Roland Garros de 1997), o sueco ex-número 1 do mundo Mats Wilander, o francês Henri Leconte e o equatoriano Andrés Gomez. “Mais que para ganhar ou perder, os tenistas sabem que estão ali para divertir o público”, analisa o jornalista José Nilton Dalcin, idealizador do site Tenisbrasil. “Por isso, as partidas costumam ter muitas jogadas bonitas.” Convidado dos organizadores, Fernando Meligeni será o único brasileiro na competição. Ele fará pelo menos três jogos: contra Borg, Vilas e Wilander. “Dá sempre um frio na barriga enfrentar caras que foram seus ídolos no esporte”, diz. O ingresso (90 reais) dá direito a assistir a quatro partidas por dia – com exceção do domingo, quando serão disputados apenas o terceiro lugar e a final.

Nossa Caixa Grand Champions Brasil. Ginásio do Ibirapuera (3 500 lugares). Rua Manuel da Nóbrega, 1361, Ibirapuera. Quinta (22) e sexta (23), 17h às 23h; sábado (24), 15h às 21h; domingo (25), 9h às 12h30. R$ 90,00 (por dia). https://www.grandchampions.com.br.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.