Continua após publicidade

Câmara aprova MP que proíbe cobrança por bagagens em voos nacionais

Medida precisa passar pelo Senado ainda nesta quarta (22) para continuar tramitando

Por Redação VEJA São Paulo
Atualizado em 22 Maio 2019, 16h23 - Publicado em 22 Maio 2019, 16h19

Foi aprovada na Câmara dos Deputados na noite desta terça-feira (21) uma medida provisória que permite a entrada de companhias aéreas totalmente estrangeiras no mercado brasileiro. O Código Brasileiro de Aeronáutica previa, antes da mudança, que o limite de capital estrangeiro nas empresas nacionais fosse de 20%.

Além disso, o relator da MP 863/18, senador Roberto Rocha (PSDB-MA), acrescentou no texto o fim da cobrança por bagagem despachada em solo nacional. Para aeronaves com mais de 31 lugares, os passageiros voltam a poder levar uma mala de até 23 quilos.

Para as mudanças se consolidarem, no entanto, é preciso que a proposta também seja aprovada no plenário do Senado nesta quarta-feira (22) ou o dispositivo perde sua validade.

Abertamente contra a volta da franquia de bagagens no país, a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) preferiu não se manifestar sobre o tema até que a MP complete seu trâmite.

Continua após a publicidade

“A franquia de bagagens é ruim por vários motivos. Joga o preço da passagem lá em cima e inibe a entrada de companhias estrangeiras”, disse Eduardo Sanovicz, presidente da entidade, em entrevista a VEJA SÃO PAULO no mês passado.

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.