Continua após publicidade

Bolsonaro se pronuncia no Twitter sobre rompimento de barragem

"Nossa maior preocupação neste momento é atender eventuais vítimas desta grave tragédia"

Por Com Estadão Conteúdo
Atualizado em 25 jan 2019, 15h45 - Publicado em 25 jan 2019, 15h31

O presidente Jair Bolsonaro usou as redes sociais para se pronunciar sobre o rompimento da barragem da Vale em Minas Gerais, na região de Brumadinho. Afirmou ainda que o ministro do Meio Ambiente também está a caminho e todas as providências cabíveis estão sendo tomadas.

Os analistas especializados em Vale trabalham em busca de informações sobre o rompimento da barragem da empresa em Brumadinho (MG). “O mais importante agora é saber o impacto para a vida e para a cidade. O aspecto financeiro é secundário”, diz o analista da XP Investimentos Karel Luketic. Ele fez contato com a área de Relações com Investidores (RI) da mineradora, que ainda apura e organiza as informações sobre o acidente para poder relatar.

Luketic acrescenta que é difícil estimar o impacto sobre a produção – “que tende a ser menor, mais manejável” – e mais ainda calcular os montantes com potenciais multas, acionamento de seguros.

Continua após a publicidade

O analista de um grande banco comenta que busca entender a dimensão do acidente e o volume de rejeitos – se são menores ou maiores – que os do rompimento da barragem de Fundão em Mariana (MG). Fundão tinha capacidade de estocar 55 milhões de metros cúbicos em rejeitos. Em novembro de 2015, a barragem se rompeu, provocando a morte de 19 pessoas e a destruição do distrito de Bento Rodrigues, próximo à represa. Os rejeitos alcançaram o litoral do Espírito Santo, afetando a flora e a fauna. Segundo informações do Ibama, a barragem em Brumadinho tem volume de 1 milhão de metros cúbicos de rejeito de mineração.

Às 15h02, o ADR da Vale caía 11,3% na Bolsa de Nova York. Como a B3 está fechada nesta sexta-feira, 25, por conta do feriado municipal em São Paulo, os efeitos sobre os preços das ações da mineradora serão vistos apenas na segunda-feira.

A ex-Ministra do Meio Ambiente Marina Silva também se pronunciou sobre o caso:

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.