Continua após publicidade

Bancos devolvem à prefeitura US$ 25 milhões desviados por Paulo Maluf

Duas instiutições financeiras suíças, Citibank Genebra e UBS em Zurique, foram condenadas a indenizar o erário municipal 

Por Veja São Paulo
Atualizado em 27 dez 2016, 16h22 - Publicado em 4 ago 2016, 09h53

Dois bancos suíços, Citibank Genebra e UBS de Zurique, devolveram à Prefeitura de São Paulo nesta quarta-feira (3) 25 milhões de dólares referentes a parte da verba que teria sido desviada por Paulo Maluf (PP) dos cofres municipais durante a construção da avenida Jornalista Roberto Marinho e do túnel Ayrton Senna, na Zona Sul, na década de 1990, segundo o Ministério Público. A estimativa das autoridades é que 300 milhões de dólares tenham sido desviados. 

O repatriamento faz parte de um acordo entre os bancos e a administração fechado no início do ano. As instituições financeiras aceitaram fazer a transferência para evitar processo. 

+Pokémon Go causa alvoroço na Avenida Paulista e outros locais de SP

Outro banco, o Deutsche Bank, já havia pagado 20 milhões de dólares em 2014 à prefeitura pelo mesmo motivo. A assessoria de Paulo Maluf nega que o dinheira seja dele. 

Continua após a publicidade

O repatriamento do dano ao erário municipal é resultado de uma parceria entre o Ministério Público Estadual e a Prefeitura de São Paulo. Segundo a administração, o Citibank pagou 15 milhões de dólares e o UBS, 10 milhões de dólares, que representam cerca de 10% do total máximo movimentado pelas instituições financeiras em contas ligadas ao ex-prefeito Paulo Maluf.

+Fique por dentro do que acontece na cidade

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.