Continua após publicidade

Aquarelas fashion

Na única galeria de ilustração de moda do mundo, desenhos feitos para revistas e publicidade ao longo do século XX ganham status de obra de arte

Por Ilana Rehavia, de Londres
Atualizado em 1 jun 2017, 18h11 - Publicado em 3 ago 2012, 14h28

Na cidade cujo acervo cultural é superlativo — vai da principal coleção egípcia do mundo, guardada no British Museum, à maior reunião de retratos, na National Portrait Gallery —, fica difícil imaginar que ela não possa satisfazer o gosto de qualquer amante de arte. Há de tudo em Londres, inclusive a única galeria de ilustração de moda do planeta. “É um gênero ao mesmo tempo sofisticado e simples, além de atraente e muito acessível”, diz William Ling, proprietário da Fashion Illustration Gallery (FIG), referindo-se a impressões que custam, em média, 500 dólares.

Ele abandonou a carreira de professor para cultivar sua paixão pelo traço — inclui-se aí o casamento com a designer Tanya Ling, que trabalhou para o estilista francês Christian Lacroix e produz aquarelas durante os desfiles internacionais, enquanto a maioria se ocupa em fotografar a passarela. Ao abrir a FIG, em 2007, Ling acabou por estabelecer um novo nicho de mercado. “Quando ouço que ilustração de moda não é arte, cito Andy Warhol, que desenhou para revistas e é considerado um dos artistas mais importantes do fim do século XX”, afirma.

Desenhos de roupas, sapatos e embalagens de perfume de Warhol estão entre os mais caros — no momento, a galeria dispõe de revistas para as quais o artista pop colaborou. Cifras nas alturas atingem ainda trabalhos do conde italiano René Gruau, morto em 2004 e conhecido pela parceria com o costureiro Christian Dior. Não raro, alguns deles são arrematados por 70 000 dólares em leilões. Gruau assinou a publicidade do cabaré parisiense Moulin Rouge, desenhos para o jornal francês Le Figaro e o pôster de La Dolce Vita, filme de Federico Fellini.

A expertise de Ling fez com que a família de Gruau o procurasse para oferecer originais das capas produzidas para a revista International Textiles — oito ainda seguem à venda pelo site, com possibilidade de entrega por aqui. Foi a ele que o Design Museum recorreu para montar, em 2010, uma das maiores exposições dedicadas à ilustração de moda. No ano passado, o Victoria & Albert Museum também requisitou sua ajuda para criar um acervo permanente, que inclui trabalhos de artistas importantes que nunca haviam sido expostos em uma instituição desse porte, caso de David Downton, considerado herdeiro da elegância e do colorido de Gruau.

desfile hermés
desfile hermés ()
Continua após a publicidade

Localizada no subsolo da The Mayor Gallery, galeria especializada em arte pop e surrealista, a FIG só pode ser visitada com hora marcada. Lá dentro, originais e impressões com tiragem limitada estão guardados em pastas e protegidos por papel de seda. Embora tenha uma queda pelo feito a mão, Ling representa artistas com técnicas variadas, caso de Hiroshi Tanabe, adepto do universo digital. “Parece pintura”, resume.

Fashion Illustration Gallery. 22A Cork Street, Londres,

☎ 44 (20) 7112-1979, fashionillustrationgallery.com

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.