Clique e assine por apenas 5,90/mês

Alunos são protagonistas do ensino com uso de tecnologia

Com a ajuda de jogos e ferramentas digitais, alunos do Colégio Visconde de Porto Seguro buscam soluções práticas para desafios do mundo real

Por Abril Branded Content - 14 out 2019, 14h33

Para uma geração de jovens que já nasceu conectada, o domínio de ferramentas digitais é natural. Porém, para transformar esse conhecimento em instrumento de inovações reais, cresce em importância o ensino relacionado às possibilidades práticas que a tecnologia oferece. Como estimular hoje o potencial dos alunos para que eles sejam os protagonistas do futuro?

Para Joice Lopes Leite, coordenadora institucional de educação digital do Colégio Visconde de Porto Seguro, é vital destacar as possibilidades de uso da tecnologia de forma inteligente. “O currículo permite que os professores desenvolvam os conteúdos relacionando contexto, tecnologia, perspectiva e resultado”, afirma.

Na prática, a instituição promove o pensamento crítico em relação às ferramentas disponíveis e aposta em projetos que colocam as ideias dos alunos em destaque. São iniciativas que encorajam a busca por soluções que podem ser aplicadas hoje para resolver desafios reais. Um exemplo é o projeto de criação de games educativos para crianças que passam por longos tratamentos em hospitais infantis. Os jogos propõem desafios que incentivam o estudo de disciplinas como matemática e história.

Para os jovens criadores, o aprendizado incluiu programação, design e prototipação, além de fomentar a reflexão sobre a situação apresentada e o trabalho em equipe. “Os professores explicaram os benefícios que esses jogos poderiam ter para as crianças”, conta Ricardo Fraia, um dos alunos envolvidos no projeto. “Refletimos e tivemos interesse em ajudá-las de um jeito interativo e divertido. A gente pôde aprender com elas ao criar os jogos”, completa. Outro projeto estimulou os estudantes a sugerir alternativas de para os problemas do Rio Pinheiros por meio do Minecraft, popular game que permite a criação de mundos.

“Quando aproximamos o conhecimento de soluções para problemas existentes, conectamos os alunos à possibilidade de agir no mundo de for- ma significativa e desenvolver inovação na prática”, comenta Joice.

O objetivo do colégio é preparar os estudantes desde já para que, no futuro, eles possam contribuir para os aspectos econômicos, culturais, sociais e sustentáveis da sociedade. Ao colocá-los em uma posição ativa na busca por ideias, a escola transforma em realidade o potencial dos seus alunos, que podem, assim, gerar um impacto imediato nas questões atuais.

Continua após a publicidade
Publicidade