Continua após publicidade

Alunos denunciam professor do IFSP por racismo após post

Em texto publicado no Facebook, José Guilherme de Almeida fez um relato preconceituoso sobre turistas. "Odeio pretos e pardos comendo de tudo"

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 12 mar 2018, 15h58 - Publicado em 12 mar 2018, 15h51

Menos de uma semana depois da denúncia de racismo contra uma aluno da FGV, um caso parecido vem provocando polêmica nas redes sociais. O professor José Guilherme de Almeida, do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), foi denunciado por alunos por um post preconceituoso no Facebook.

Em texto publicado no sábado (10), ele fez um relato de cunho racista sobre turistas. “Odeio pretos e pardos falando muito alto e comendo de tudo, por muito tempo, nos hotéis três estrelas de orla de praia”, diz um trecho. O post foi apagado logo que a repercussão negativa, mas o print screen se espalhou entre alunos da instituição.

Um café da manhã macabro, com tanta algazarra e gulodice. Alguém consegue comer carne de sol com cuscuz logo cedo, lotando o prato por três vezes? Eles conseguem, todos! Queria ser muito rico e ter o café no meu quarto sempre, nu e escutando Mozart”, completa. 

Continua após a publicidade
(Reprodução/Facebook/Veja SP)

Em seu currículo lattes, Almeida se apresenta como bacharel em Geografia, além de mestre e doutor em Ciências da Comunicação pela USP. Procurado, ele não retornou o contato da publicação.

O professor dá aulas de Geografia no ensino médio e na licenciatura do curso oferecida pelo IFESP no câmpus da capital. Alunos fizeram um protesto na manhã desta segunda (12) em repúdio ao comentário do docente. Em nota, o IFSP disse ter tomado conhecimento do caso e “já iniciou a apuração dos acontecimentos, reconhecendo a gravidade dos fatos.

Continua após a publicidade

 

Leia na íntegra a nota do IFSP:

“Em relação à publicação, em rede social privada, de servidor do Câmpus São Paulo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, no último fim de semana, o IFSP informa que teve conhecimento, por meio da mídia, do texto divulgado pelo docente. 

Continua após a publicidade

O IFSP declara que repudia quaisquer formas de preconceito e discriminação dentro ou fora de seus muros, seja por parte de um servidor ou de outro cidadão. A Instituição se compromete com a construção de uma sociedade plural e de múltipla representatividade. Nesse sentido, vale lembrar que o IFSP mantém grupos de debates, abertos à comunidade interna e externa à Instituição, que abordam tais temas em sua agenda.”

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.