Continua após publicidade

Escolas preparam semana de adaptação para os primeiros dias de aula

Atividades ao ar livre e brincadeiras tornam a transição mais suave. Especialistas também dão dicas sobre como os pais devem se comportar

Por Bruna Ribeiro
Atualizado em 5 dez 2016, 16h21 - Publicado em 31 jan 2013, 16h33

Não é incomum flagrar crianças chorando nas portas das escolas neste começo de ano. Muitas vezes, até a garotada maiorzinha dá trabalho na hora de voltar à rotina de estudos. Para tornar o início das aulas menos traumático, alguns colégios preparam uma programação especial nos primeiros dias. O Colégio Franciscano Pio XII , no Morumbi, permite, por exemplo, que as crianças saiam mais cedo. Além disso, os pais podem ficar na escola e participar das atividades. “É importante que a mãe crie um vínculo com o colégio e se sinta segura. Se ela estiver confiante, há 90% de chance de o filho se adaptar bem”, diz a coordenadora pedagógica Patrícia Bertachini Bissetti.

+ Procon explica o que as escolas podem ou não cobrar dos pais

+ Materiais escolares divertidos para motivar as crianças

O programa de adaptação é parecido no Colégio Humboldt, em Interlagos. Os alunos são liberados uma hora antes na primeira semana e um telefone é disponibilizado exclusivamente para atender aos pais. Atividades ao ar livre, passeios e oficinas também fazem parte da agenda.

Uma brincadeira tradicional que marca o ano letivo do Colégio Mary Ward, no Tatuapé, é chuvinha de papéis. Ao som de músicas relaxantes, a professora estimula as crianças em roda a rasgarem livremente diferentes tipos de material. Para Vera Lúcia Carayol, pedagoga do Mary Ward, “é um momento de diversão, no qual os pequenos se sentem acolhidos”.

Continua após a publicidade

De acordo com Vera, nos primeiros dias passa-se mesmo mais tempo na brinquedoteca do que na sala de aula. É uma oportunidade para estimular a comunicação entre os colegas e criar um ambiente agradável para todos. Tanto que “há também os que não querem ir embora, porque gostam de ficar na escola”, conta.

E não são só as escolas que podem tornar essa transição mas fácil, os pais, é claro, desempenham um papel fundamental. Confira abaixo algumas dicas de especialistas para não errar na primeira semana de aula do seu filho:

– É importante confiar na escola, pois dessa forma as crianças se sentirão mais seguras

– Não permaneça no colégio se já disse para seu filho que iria embora. É preciso cumprir o que foi combinado

Continua após a publicidade

– Chegue no horário marcado para buscar no fim do dia, sem atrasos

– Converse com a coordenação da escola sempre que tiver alguma dúvida

– Não se assuste com o choro. É comum no período de adaptação e a maioria das crianças logo se distrai

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.