Continua após publicidade

Ação pede devolução de 15 milhões de reais desviados do Teatro Municipal

Processo foi impetrado pelo vereador Gilberto Natalini (PV) e lista nove investigados pela CPI da Câmara Municipal, que apura os contratos do órgão

Por Sérgio Quintella
Atualizado em 24 Maio 2024, 11h42 - Publicado em 6 out 2016, 14h23

O vereador Gilberto Natalini (PV) entrou na quarta-feira (5) com uma ação civil pública na 11º. Vara da Fazenda Pública  para pedir a devolução de 15 milhões de reais que foram desviados do Teatro Municipal, cujos contratos são questionados pelo Tribunal de Contas do Município (TCM). 

+Haddad é investigado em ação que apura desvios do Theatro Municipal

A ação cita nove réus, entre eles, o ex-diretor José Luiz Herencia, que fez acordo de delação com o Ministério Público; o maestro John Neschling; e o prefeito Fernando Haddad (PT).

O escândalo veio a publico em dezembro de 2015, quando Herencia foi alvo de uma operação conjunta do Ministério Público  e da Controladoria-Geral do Município, que cumpriu mandados de busca e apreensão na casa dele. 

Continua após a publicidade

No processo, Natalini afirma que “não se tem notícia de que providências efetivas tenham sido tomadas para que os contratos irregulares firmados com o Instituto Brasileiro de Gestão Cultural (IBGC) e respectivos pagamentos fossem suspensos ou anulados. Até mesmo a manutenção do contrato com o IBGC causa estranheza”.

“É preciso que todos os contratos sejam anulados e que os responsáveis pelas condutas ilegais relacionadas à Fundação Teatro Municipal sejam obrigados a devolver ao tesouro os valores que desviaram. Tudo com o agravante de que em nenhum momento a prefeitura tomou providência efetiva para garantir o retorno aos cofres públicos dos valores que teriam sido desviados. Isso é uma grande improbidade administrativa”, disse o vereador. 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.