Imagem Blog

Pop! Pop! Pop! Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Cultura pop, TV e o que repercute nas redes sociais
Continua após publicidade

Relato de jovem que sofreu trombose após uso de anticoncepcional provoca comoção

O relato de uma jovem estudante sobre problemas graves causados pelo uso de pílulas anticoncepcionais vem deixando as usuárias do Facebook em alerta. Juliana Pinatti Bardella, que mora em Botucatu, precisou ser internada às pressas em São Paulo com um quadro de trombose cerebral provocado, segundo ela, pelo uso contínuo de pílula anticoncepcional. + Boneca da Xuxa incorpora monstro […]

Por VEJA SP
Atualizado em 26 fev 2017, 10h59 - Publicado em 3 ago 2016, 18h45

yaz-1

O relato de uma jovem estudante sobre problemas graves causados pelo uso de pílulas anticoncepcionais vem deixando as usuárias do Facebook em alerta. Juliana Pinatti Bardella, que mora em Botucatu, precisou ser internada às pressas em São Paulo com um quadro de trombose cerebral provocado, segundo ela, pelo uso contínuo de pílula anticoncepcional.

+ Boneca da Xuxa incorpora monstro de Stranger Things em comercial

No post, Juliana conta que os problemas começaram com uma dor de cabeça, que aumentou gradativamente. Ela procurou o hospital da cidade, onde a médica receitou analgésicos. Na sexta (29), acordou sem sentir a perna direita. No banheiro, também percebeu que uma da mãos não estava respondendo ao seu comando. “Aquilo estava muito estranho, então não fui a aula e resolvi esperar passar. Não passou.”, escreveu.

“Alguns minutos depois peguei o celular para fazer uma ligação, mas foi muito difícil, fiquei muito tempo olhando para a tela sem saber o que fazer, como se tivesse esquecido como manusear um telefone.”

Continua após a publicidade

Ela conseguiu ligar para os pais com a a ajuda de uma amiga e foi levada para São Paulo, onde exames atestaram o quadro de trombose. Após 15 dias de internação, foi confirmado que a doença tinha sido causada pelo anticoncepcional, que ela tomava há cinco anos.

Publicado na terça (2), o relato já tem mais de 120 000 curtidas e 36 000 compartilhamentos.

Leia na íntegra:

https://www.facebook.com/plugins/post.php?href=https%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2Fjuliana.bardella%2Fposts%2F1170340676367274&width=500

Continua após a publicidade

A relação entre anticoncepcionais e o risco de problemas vasculares é conhecida pelos médicos. Segundo especialistas, os riscos de efeitos colaterais graves costumam ser pequenos, mas incluem a formação de coágulos sanguíneos, que causam derrame, infarto, embolia pulmonar e trombose.

Em nota, o laboratório Bayer, que fabrica o Yaz, informou que a empresa segue padrões da Comissão Europeia, que concluiu que “os benefícios dos contraceptivos hormonais combinados na prevenção da gravidez não planejada continuam a superar os riscos e que a possibilidade de tromboembolismo venoso (TEV), associada ao uso de contraceptivos hormonais combinados, é pequena”.

Deixe seu comentário e aproveite para curtir nossa página no Facebook.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.