Imagem Blog

Pop! Pop! Pop! Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Cultura pop, TV e o que repercute nas redes sociais
Continua após publicidade

Anúncio do Boticário sofre críticas homofóbicas e empresa responde da melhor maneira possível

Um anúncio de TV não deveria irritar uma multidão, certo? Não é o que acontece com uma campanha do Boticário que comemora o Dia dos Namorados em clima de diversidade. Em cena, casais heterossexuais e homossexuais vivem momentos de ternura e, claro, trocam presentinhos. + Faustão reclama da Record e é criticado na internet A peça […]

Por VEJASP
Atualizado em 26 fev 2017, 16h24 - Publicado em 1 jun 2015, 19h06

boti

Um anúncio de TV não deveria irritar uma multidão, certo? Não é o que acontece com uma campanha do Boticário que comemora o Dia dos Namorados em clima de diversidade. Em cena, casais heterossexuais e homossexuais vivem momentos de ternura e, claro, trocam presentinhos.

+ Faustão reclama da Record e é criticado na internet

A peça publicitária provocou falatório desde sua estreia, no dia 24 de maio. No YouTube, o vídeo é um sucesso de audiência: até a tarde de hoje (1), já somava 620.000 visualizações. Nos botões de avaliação dos usuários, no entanto, aparece um detalhe incômodo: 124.000 pessoas não curtiram o vídeo, que teve “apenas” 65.000 curtidas. Assista:

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=p4b8BMnolDI?feature=oembed&w=500&h=281%5D

Continua após a publicidade

Nos comentários dos vídeo, há quem apoie a iniciativa (“Tem como curtir um zilhão de vezes”, disse Julian Navarro), e há quem a critique. Até aí, era o esperado por todo mundo que acompanha as discussões sobre o assunto em redes sociais. Mais inusitado foi que até um chamado foi aberto no site Reclame Aqui contra a empresa.

Foi quando as opiniões contrárias à campanha ganharam, digamos, um aspecto de ataque homofóbico. Confira:

reclame

(via Buzzfeed)

“Não tenho preconceito com homossexuais. Inclusive luto para que encontrem o caminho de Deus”, diz a consumidora curitibana insatisfeita. “Se tem novela, eu mudo de canal. Mas a propaganda está em todos os meios. Não quero que meus filhos assistam essa propaganda”, continua. “Tenho o direito de preservar a instituição família dentro da minha casa, e infelizmente o comercial do Boticário está ferindo esse meu direito.”

Continua após a publicidade

O mal estar dos espectadores, obviamente, não terminou. Mas a resposta da empresa à reclamação é uma prova de que é possível contornar polêmicas com elegância e sem perder a razão:

reclame

O Boticário acredita na beleza das relações, presente em toda sua comunicação. A proposta da campanha Casais, que estreou em TV aberta no dia 24 de maio, é abordar, com respeito e sensibilidade, a ressonância atual sobre as mais diferentes formas de amor independentemente de idade, raça, gênero ou orientação sexual – representadas pelo prazer em presentear a pessoa amada no Dia dos Namorados. O Boticário reitera, ainda, que valoriza a tolerância e respeita a diversidade de escolhas e pontos de vista.

O próximo capítulo da controvérsia? No Twitter, já começou uma corrente para aumentar o número de curtidas do vídeo no YouTube. Confira a repercussão no Twitter:

Continua após a publicidade

E então, o que você achou da resposta do Boticário? Concorda com ela? Discorda? Deixe seu comentário e aproveite para curtir nossa fanpage no Facebook.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.