Imagem Blog

Pop! Pop! Pop! Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Cultura pop, TV e o que repercute nas redes sociais
Continua após publicidade

Maurício de Sousa publica foto de criança a favor da publicidade infantil e provoca polêmica na internet

Uma foto publicada pelo cartunista Maurício de Sousa em sua página na rede social Instagram provoca polêmica na internet nesta sexta (11). Para “evitar mal entendidos”, a foto foi retirada da internet. O criador da Turma da Mônica publicou a foto de uma criança exibindo um cartaz com uma defesa da publicidade infantil. No texto […]

Por Tiago Faria Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 26 fev 2017, 22h15 - Publicado em 11 abr 2014, 15h21

mauriciodesousapolemica1

Uma foto publicada pelo cartunista Maurício de Sousa em sua página na rede social Instagram provoca polêmica na internet nesta sexta (11). Para “evitar mal entendidos”, a foto foi retirada da internet.

O criador da Turma da Mônica publicou a foto de uma criança exibindo um cartaz com uma defesa da publicidade infantil. No texto erguido pela menina, identificada como Verônica, lê-se: “Eu tenho direito de assistir publicidade infantil. A televisão não é só para adultos. Alguém sabe quais produtos infantis foram lançados nesse ano?”

mauriciodesousapolemica

Na semana passada, o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) recomendou o fim da veiculação de anúncios voltados às crianças. De acordo com a entidade, “a prática do direcionamento de publicidade e comunicação mercadológica à criança com intenção de persuadi-la para o consumo de qualquer produto ou serviço é abusiva e, portanto, ilegal segundo o Código de Defesa do Consumidor”.

Continua após a publicidade

+ Conheça o ursinho que leva mensagens a crianças com câncer

De acordo com reportagem publicada pelo jornal O Estado de São Paulo, a marca de Maurício tem mais de 3 mil produtos licenciados.

No Twitter, o caso rende falatório. Leia alguns comentários:

No fim da tarde, Maurício de Sousa escreveu um comunicado à imprensa sobre a decisão de tirar a foto do ar. Leia:

“Hoje reproduzi em uma rede social uma foto que uma fã me enviou, referente a publicidade infantil. Como sempre valorizei a voz das crianças, nesses mais de 50 anos de trabalho, fiz por impulso, mas isso gerou uma série de interpretações errôneas.

Há mais de 40 anos, minha empresa faz, sim, publicidade de produtos que levam a marca dos meus personagens. Sempre de maneira responsável e criteriosa, porque nossa preocupação constante é o respeito à criança. Inclusive, nossa revista de maior tiragem até hoje, o Estatuto da Criança e do Adolescente, foi distribuída gratuitamente para mais de 26 milhões de famílias no Brasil.

Sempre trabalhei para o público infantil. Em milhares de campanhas, ações sociais, revistas, peças de teatro, filmes de TV e cinema e também produtos. Penso que é justamente por isso que meus personagens são tão queridos há mais de quatro gerações.

Assim, a fim de evitar mal-entendidos, optei por deletar a imagem que postei mais cedo.”

Participe do debate e deixe sua opinião: é certo haver publicidade infantil ou não? Comente e aproveite para curtir nossa fanpage no Facebook.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.