Imagem Blog

Pop! Pop! Pop! Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Cultura pop, TV e o que repercute nas redes sociais
Continua após publicidade

Nina não está só: cinco heroínas com sede de vingança

Na novela “Avenida Brasil”, a revanche de Nina (Débora Falabella) contra Carminha (Adriana Esteves) demorou mais de cem capítulos para sair do papel. Mas a espera não foi em vão: há duas semanas, a mocinha da história vai à forra e, com técnicas sofisticadas de tortura psicológica, humilha a adversária. (Os GIFs deste post são […]

Por VEJASP
Atualizado em 27 fev 2017, 12h14 - Publicado em 7 ago 2012, 15h39

Na novela “Avenida Brasil”, a revanche de Nina (Débora Falabella) contra Carminha (Adriana Esteves) demorou mais de cem capítulos para sair do papel. Mas a espera não foi em vão: há duas semanas, a mocinha da história vai à forra e, com técnicas sofisticadas de tortura psicológica, humilha a adversária.

(Os GIFs deste post são do tumblr Avenida Brasil GIFs)

Os números de audiência mostram que o espectador quer ver a vilã passar por poucas e boas – oito em cada dez televisores do Brasil estão sintonizados na atração da TV Globo. O fenômeno escrito por João Emanuel Carneiro comprova o poder de um tipo cada vez mais comum no cinema e em seriados: as heroínas com sede de vingança.

Nina não está só.

Continua após a publicidade

A seguir, confira cinco “femme fatales” que fizeram de tudo para recuperar a honra perdida:

1 A Noiva, em “Kill Bill” (Quentin Tarantino, 2003/2004)

Tarantino tem uma queda por histórias sangrentas de traição e vingança – vide “Bastardos Inglórios” (2009), por exemplo. Mas nenhuma outra personagem do diretor incorporou com tanta fúria a missão de eliminar os seus inimigos. Após acordar de um coma e descobrir que perdeu o filho, a noiva de Uma Thurman vai levar o instinto maternal às consequências mais violentas.

Continua após a publicidade

2 Lisbeth Salander, em “Millennium – Os Homens que Não Amavam as Mulheres” (David Fincher, 2011)

A hacker Salander é a alma da trilogia de best sellers escrita pelo sueco Stieg Larsson. Não à toa. Agressiva e agoniadíssima, a heroína (interpretada na versão norte-americana por Rooney Mara) tem mil e um traumas, sofridos num passado obscuro. Junte esse inferno psicológico às habilidades tecnológicas e o que temos? Uma mulher sempre à beira de um ataque de nervos.

Continua após a publicidade

3 Emily Thorne, na série “Revenge” (Mike Kelley, 2011-2012)

Há quem veja semelhanças demais entre a trama da série, exibida na rede norte-americana ABC, e a da novela “Avenida Brasil”. E, na verdade, elas existem – acima de tudo na trama principal, sobre uma mulher (Emily VanCamp) que tenta acertar as contas com a vilã malvadíssima (Madeleine Stowe) que separou a heroína do pai. As coincidências, no entanto, não parecem incomodar os fãs da novela: vários deles assistem aos dois programas.

 4 Erica Bain, em “Valente” (Neil Jordan, 2007)

Continua após a publicidade

Não, não estamos falando no desenho animado da Pixar. Neste thriller assinado pelo diretor de “Traídos pelo Desejo”, Jodie Foster interpreta uma espécie de versão feminina de Dirty Harry, o policial turrão que fez a fama do ator Clint Eastwood. Atacada por três criminosos em um parque de Nova York enquanto passeia com o noivo, ela compra uma arma ilegalmente e se torna uma justiceira.

5 Jennifer Hills, em “Doce Vingança” (Steven R. Monroe, 2010)

Essa é para quem tem nervos de aço: a escritora interpretada por Sarah Butler se refugia numa casa de campo para criar um livro, mas acaba abusada por um grupo de vândalos. Ela não se dá por vencida e planeja um ataque cruel, com traquitanas sádicas que poderiam ter sido usadas na fita de horror “Jogos Mortais”. Sexo frágil? Nem pensar.

Continua após a publicidade

(Tiago Faria)

+ Celebridades mergulham no mundo da Disney
+ Pequeno manual de etiqueta periguete
+ Eleições 2012: os piores jingles da temporada
+ O melhor (e o mais infame) de ‘Avenida Brasil’ na web

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.