Imagem Blog

Tudo Sobre Cinema Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Continua após publicidade

Elke era tão única que é difícil dar um rótulo à artista

Uma pessoa tão única quanto Elke Maravilha é difícil de rotular. Atriz? Cantora? Modelo? Jurada? Como Elke Maravilha será lembrada? Acredito que por tudo isso e muito mais. Elke, irreverente, irônica, exuberante, divertida, debochada, enfim, uma Maravilha com M maiscúlo. O cenário artístico perdeu uma diva, mesmo que Elke nunca tenha sido uma atriz renomada […]

Por Miguel Barbieri Jr.
Atualizado em 26 fev 2017, 10h47 - Publicado em 16 ago 2016, 16h54

Uma pessoa tão única quanto Elke Maravilha é difícil de rotular. Atriz? Cantora? Modelo? Jurada? Como Elke Maravilha será lembrada? Acredito que por tudo isso e muito mais. Elke, irreverente, irônica, exuberante, divertida, debochada, enfim, uma Maravilha com M maiscúlo.

O cenário artístico perdeu uma diva, mesmo que Elke nunca tenha sido uma atriz renomada ou uma cantora popular. Elke era Elke – e ponto final. A maioria, certamente, vai lembrar dela como jurada dos programas do Chacrinha, o “painho”, como Elke costumava chamá-lo. Eu lembro de Elke desde criança quando surgia exuberante na TV com seus penteados armados e o figurino para lá de exótico. Era uma drag queen antes de o termo cair no lugar-comum.

Elke em Carrossel 2, seu último trabalho no cinema, que ainda está em cartaz

Elke em Carrossel 2, seu último trabalho no cinema, que ainda está em cartaz

Como sua trajetória estava ligada com o mundo artístico, Elke costumava dar depoimentos em documentários. Entre eles, Alô, Alô, Terezinha!, sobre o Chacrinha, e Dzi Croquettes, a respeito do grupo de transformistas que abalou a ditadura na década de 70. Elke também foi Elke nas novelas Pecado Capital, Celebridade e Caminho das Índias.

Continua após a publicidade
Em A Suprema Felicidade, de Jabor

Em A Suprema Felicidade, de Jabor

O site imdb, a Bíblia dos cinéfilos, cita como o primeiro longa-metragem de Elke a comédia O Barão Otelo no Barato dos Bilhões, de 1971, sob o nome artístico de Elke Evremides. Sete anos depois, Elke já era tão única que seu nome foi parar no título de Elke Maravilha contra o Homem Atômico. Entre os filmes de renome, esteve em Xica da Silva (1976) e Pixote (1981). Também marcou presença em Zuzu Angel (2006), filme sobre a estilista homônima de quem foi amiga, e em A Suprema Felicidade, de Arnaldo Jabor.

Em uma cena de Pixote, de Hector Babenco

Em uma cena de Pixote, de Hector Babenco

Continua após a publicidade

As novas gerações, porém, devem lembrar mais da impagável Macedão, a vilã de Xuxa Requebra (1999). Elke era assim. Transitava do cult ao popularesco, de Hector Babenco a Xuxa, das pornochanchadas às cinebiografias dramáticas. Preconceito era uma palavra riscada de seu dicionário.

Ao lado do cantor Daniel em Xuxa Requebra

Ao lado do cantor Daniel em Xuxa Requebra

Em fevereiro deste ano, surgiu a oportunidade de uma entrevista com Elke, durante as filmagens de Carrossel 2. Fiquei empolgado. Iria fazer um vídeo de perguntas inusitadas, um bate-bola divertido em que costumo pegar os artistas em flagrante. Já tinha até elaborado algumas questões quando soube que o set havia sido transferido para outro lugar e, no dia da visita, Elke não filmaria. Perdi uma chance de ouro.

Continua após a publicidade

Saiba quem são os famosos brasileiros que dublaram os fofos animais de ‘Pets’

Jacob Tremblay aparece irreconhecível em foto do filme ‘Extraordinário’

Rogue One – Uma História Star Wars: Darth Vader é a surpresa do novo trailer

E mais!

Vencedor do Oscar, Matthew McConauguey é flagrado na Olimpíada do Rio

Antes e depois: confira fotos do elenco do novo ‘Dona Flor e Seus Dois Maridos’

Dwayne Johnson reclama dos bastidores de ‘Velozes e Furiosos 8′ em desabafo no Instagram

Quer me seguir nas redes sociais? Anote!

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.