Imagem Blog

Vida Boa Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Bárbara Öberg
A repórter Bárbara Öberg fala sobre bem estar, exercícios, saúde e novidades para melhorar a rotina.
Continua após publicidade

Blogueira se autodesmascara e decide contar a verdade sobre suas fotos de musa fitness

Pensa numa emoção. Triplica. Foi o que senti quando li essa notícia. A australiana Essena O´Nei,  umas dessas celebridades instantânea da era digital –  com mais de 800 000 seguidores no Instagram, 200 000 inscritos em seu canal no YouTube –, surtou e decidiu desmascarar a si mesma. Excluiu mais de 2 000 fotos de seu perfil […]

Por Carolina Giovanelli
Atualizado em 26 fev 2017, 14h18 - Publicado em 3 nov 2015, 18h22
blog

(Na legenda dessa foto, ela revela: “Não é a vida real. O único motivo pelo qual fomos à praia nesta manhã foi tirar fotos deste biquíni, porque a companhia me pagou e também porque eu ficava bonita considerando os padrões atuais da sociedade… -Reprodução/Instagram)

Pensa numa emoção. Triplica. Foi o que senti quando li essa notícia. A australiana Essena O´Nei,  umas dessas celebridades instantânea da era digital –  com mais de 800 000 seguidores no Instagram, 200 000 inscritos em seu canal no YouTube –, surtou e decidiu desmascarar a si mesma. Excluiu mais de 2 000 fotos de seu perfil e o melhor: editou as legendas dos 100 posts que sobraram, revelando que aquilo ali não era nadinha real. E que, sim, tinha uma genética abençoada e recebia pra postar fotos de biquínis. Muitas das vezes, aliás, morrrrrta de fome.

+ Jovem perde 21 kg em quatro meses com dieta e chá de folha de amora

A moça mudou sua descrição no perfil do Instagram para “Social Media Is Not Real Life” (Mídia Social Não É A Vida Real). E apagou seu Tumblr e a maioria dos vídeos do YouTube. Deixou no ar os que falavam sobre sua conversão ao veganismo – ao que tudo indica nova paixão. Ela se questiona: “por que alguém posta uma foto? Qual é o resultado? Fazer a diferença? Parecer gostoso? Vender alguma coisa?”.

Segundo seu relato, a moça loira e magra pensava que, ao fazer esse tipo de foto, estava ajudando meninas de sua idade a serem saudáveis. E, somente agora, sacou que não é nada disso. “Só percebi aos 19 anos que colocar qualquer quantidade de autoestima em sua forma física é limitante! Eu poderia estar escrevendo, explorando, brincando, fazendo qualquer coisa bonita e real… e não tentando validar meu valor através de uma foto de biquíni sem substância.”

Veja algumas das legendas abaixo.

blog2

Continua após a publicidade

“Me pagaram 400 dólares para postar um vestido. Isso foi quando eu tinha uns 150 000 seguidores. Com meio milhão, eu sei de várias marcas on-line que pagam até 2 000 por post. Não há nada de errado em aceitar acordos de marcas. Eu só acho que isso deve ser aberto ao conhecimento. Esta foto não tem substância, [o vestido] não foi feito através de uma fabricação ética (eu não sabia na época). Mídias sociais não são reais. Este é o meu ponto. Esteja atento ao que as pessoas promovem, questione você mesmo, qual é a intenção atrás da foto?”

blog3

Na foto acima, Essena escreveu: “NÃO É A VIDA REAL – tirei mais de cem em poses similares tentando fazer com que minha barriga ficasse bem. Quase não comi neste dia. E gritei com a minha irmã mais nova para que ela ficasse tirando elas até que eu ficasse, de alguma forma, orgulhosa disso.”

blog5

Ela mudou a legenda dessa foto para: “Eu estava com acne aqui, isso é um monte de maquiagem. Eu estava sorrindo porque pensei que ficava bonita. Felicidade baseada em estética vai sufocar o seu potencial aqui na terra.”

+ Mitos e verdades sobre as dietas detox

E por que eu gostei da revelação dessa moça? Bem, eu acredito na boa fé do ser humano e acho ruim ganhar grana postando mentiras ou criando uma imagem de felicidade que não é real. Um clique pode camuflar um negócio lucrativo e enganoso. Não vejo problema algum que moças lindas ganhem dinheiro com seu corpo. Só acho um problema o mundo fictício que as redes sociais criaram, em especial para adolescentes.

Eu escrevo um blog pra motivar as pessoas, inclusive a mim mesma. Não sou magra, mas eliminei 18 quilos e deixei pra trás o sedentarismo. Tenho preguiça, detesto barrinha de cereal e acho um horror as pessoas ficarem chateadas ou desanimadas porque a blogueira x ou y tem uma barriga que você jamais terá. Seja você e seja feliz.

Pra acessar o perfil da moça no Instagram: @essenaoneil. Ela está montando um site em que vai falar sobre a vida real e mais consciente (assim, esperamos).

Pra me seguir: @canseidesergorda_ (aproveita e vê as capirinhas que bebi no feriadão)

Um beijo, até mais.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.