Imagem Blog

Vida Boa Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Bárbara Öberg
A repórter Bárbara Öberg fala sobre bem estar, exercícios, saúde e novidades para melhorar a rotina.
Continua após publicidade

Censurar emoticon gorducho resolve problema dos obesos?

Ahhhhhhhhhhhhhhh, eu sempre digo que pra emagrecer a criatura tem que curar a cabeça antes. Por que, ó, vou falar: gordo sem convicção se ofende. Se ma-go-a. Não consegue nem se auto-zoar se chamando de gordo. Eu já tinha tomado na cabeça aqui nesse espaço porque as pessoas ficam passadas com o nome do blog. […]

Por VEJA SÃO PAULO
Atualizado em 26 fev 2017, 18h23 - Publicado em 12 mar 2015, 10h57
A atitude do Facebook de tirar o status “sentindo-se gordo” é a prova da dificuldade que temos de chamar as coisas pelo nome certo

Tirar o status “sentindo-se gordo” mostra como pode ser difícil chamar as coisas pelo nome certo

Ahhhhhhhhhhhhhhh, eu sempre digo que pra emagrecer a criatura tem que curar a cabeça antes. Por que, ó, vou falar: gordo sem convicção se ofende. Se ma-go-a. Não consegue nem se auto-zoar se chamando de gordo. Eu já tinha tomado na cabeça aqui nesse espaço porque as pessoas ficam passadas com o nome do blog. Aha, eu que escolhi. Mas me surpreendi hoje cedo quando li a notícia de que o Facebook teve que tirar do ar o “emoticon (aquelas carinhas, sabe?) com a descrição “Sentindo-se gordo”. Ããã?

+ Os dez vilões da sua dieta

Mas por que gente? Porque to dizendo…. gordo sem convicção se ofende. (Eu conheço gordo feliz!). A coisa deu o que falar. O “emoticon” gorducho virou alvo de campanhas com fotos de pessoas dizendo que “gordura não é sentimento”. Por meio de uma plataforma digital de petições on-line Charge.org, a campanha arrebanhou 17 000 assinaturas. A pressão foi tão forte que o Facebook tirou o troço do ar. Ou melhor: mudou a frase “Sentido-se gordo” por “Sentindo-se estufada”. Vou mudar o nome do blog pra Cansei de ser Estufada. (Aha, isso é piada, gente).

Ao jornal The Washington Post um porta-voz do Facebook explicou: “Nós ouvimos dos usuários que listar  ‘sentindo-se gordo’ como uma opção para atualização de status poderia reforçar a visão negativa sobre o corpo, particularmente sobre as pessoas que lutam contra desordens alimentares”. (Acho o tema obesidade bem sério, mas peraí).

Continua após a publicidade

+ Desafio da pança: eles somam mais de 300 quilos

A líder da petição nos Estados Unidos, Catherine Weingarten, ficou feliz da vida com a atitude do Face, porque foi eliminada “uma forma de constrangimento maldosa do corpo na internet”. Para ela, o sucesso da campanha mostra que “unidos podemos desafiar as mensagens culturais que são tão danosas à nossa habilidade de nos amarmos e vivermos confortavelmente com nossos corpos”.

Ué, se tá confortável por que fica ofendido? Eu hein.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.