Imagem Blog

Na Plateia Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Indicações do que assistir no teatro (musicais, comédia, dança, etc.) por Laura Pereira Lima (laura.lima@abril.com.br)
Continua após publicidade

Morre Maria Della Costa (1926-2015): atriz e empreendedora

Para muitos, Maria Della Costa significa apenas um teatro localizado nas imediações da Praça 14 Bis, em São Paulo. Forçando um pouco mais a memória, outros vão associar seu nome ao de uma das mulheres mais belas que o Brasil já conheceu. O importante, porém, é ficar gravado que Maria Della Costa se consagrou como […]

Por Dirceu Alves Jr.
Atualizado em 26 fev 2017, 19h13 - Publicado em 26 jan 2015, 11h48
Maria Della Costa (Foto: Tiago Coelho)

Maria Della Costa: companhia criada pela atriz renovou o teatro nacional (Foto: Tiago Coelho)

Para muitos, Maria Della Costa significa apenas um teatro localizado nas imediações da Praça 14 Bis, em São Paulo. Forçando um pouco mais a memória, outros vão associar seu nome ao de uma das mulheres mais belas que o Brasil já conheceu. O importante, porém, é ficar gravado que Maria Della Costa se consagrou como uma das mais importantes atrizes do país e umas das primeiras a se caracterizar como uma empreendedora cultural.

Esse terreno tão em moda hoje em dia – o do empreendedorismo – foi desbravado por ela na década de 50. Na época, Maria e seu segundo marido, o produtor Sandro Polloni, levantaram um financiamento a perder de vista para construir o próprio teatro no então pouco movimentado bairro da Bela Vista. Projetada pelos arquitetos Oscar Niemeyer e Lucio Costa, a moderna sala manteve por mais de 25 anos uma programação de alta qualidade pautada pelo casal. No palco da Rua Paim, a atriz viveu seus grandes papéis, como as protagonistas de “O Canto da Cotovia” (1954), “A Alma Boa de Setsuan” (1958), “Depois da Queda” (1962) e “Bodas de Sangue” (1973). Ainda hoje em atividade, o Maria, como é conhecido na cidade, é administrado pela Apetesp há três décadas.

No sábado (24), Gentile Maria Marchioro Della Costa Polloni morreu vítima de um edema pulmonar aguado, aos 89 anos. Ela estava internada no Hospital Samaritano, em Botafogo, e foi velada no Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

Gaúcha da cidade de Flores da Cunha, a atriz começou a carreira aos 18 anos, em 1944, e, três anos depois, fundou ao lado de Polloni o Teatro Popular de Arte (TPA). Este seria o embrião da Companhia Maria Della Costa, que, fixada em São Paulo, contribuiu – e muito – para a modernização das artes cênicas no Brasil. Em montagens conduzidas por jovens diretores, como Gianni Rato, Flávio Rangel e Antunes Filho, o grupo afastou as referências predominantemente europeias e montou textos de Nelson Rodrigues, Gianfrancesco Guarnieri e Plínio Marcos.

Continua após a publicidade

Mesmo que seu lugar natural fosse o palco, Maria flertou com a televisão, como grande parte de sua geração na virada da década de 60 para a de 70. Teve personagens de destaque em “Beto Rockffeler (1968), na Tupi, e, na Rede Globo, em “Estúpido Cupido” (1975) e “Te Contei?” (1978). Na década de 80, dois grandes sucessos populares marcaram suas investidas teatrais. Ao lado do ator Juca de Oliveira, ela protagonizou a comédia “Motel Paradiso” e, dirigida por Odavlas Petti, “Alice, Que Delícia”.

A estrela permanecia longe dos holofotes há mais de duas décadas. Entre 1980 e 2014, viveu em Paraty, onde manteve a Pousada Coxixo, e, depois da morte de Polloni, em 1995, decidiu se afastar de vez dos palcos. Sem filhos, Maria também escolheu ser enterrada na cidade do litoral fluminense. A reclusão alimentou Maria Della Costa como ícone do teatro brasileiro. No lançamento de sua biografia, em 2008, ela disse que nada disso foi proposital. A artista apenas perdeu o estímulo de estar em cena, em grande parte pela morte do marido e também porque já não se identificava mais com as propostas do teatro brasileiro.

Maria Della Costa: grande atriz e umas das mulheres mais belas do Brasil (Foto: Funarte)

Maria Della Costa: grande intérprete e umas das mulheres mais belas do Brasil (Foto: Funarte)

Quer saber mais sobre teatro? Clique aqui.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.