Imagem Blog

Na Plateia Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Indicações do que assistir no teatro (musicais, comédia, dança, etc.) por Laura Pereira Lima (laura.lima@abril.com.br)
Continua após publicidade

Funarte promete reabrir TBC em outubro

Fundado em 1948, o Teatro Brasileiro de Comédia consolidou a modernização da cena nacional e lançou uma geração inigualável ao estrelato.

Por Dirceu Alves Jr.
Atualizado em 10 Maio 2023, 09h40 - Publicado em 25 jan 2013, 11h01
funarteFachada do tradicional teatro da Rua Major Diogo, na Bela Vista, em 2003 (Foto: Heudes Regis)

Fundado em 1948 pelo empresário italiano Franco Zampari, o Teatro Brasileiro de Comédia (TBC) consolidou a modernização da cena nacional e lançou uma geração inigualável ao estrelato. Cacilda Becker, Tônia Carrero, Sérgio Cardoso, Paulo Autran, Cleyde Yáconis e Walmor Chagas, entre tantos, deram os primeiros passos significativos no palco do casarão da Rua Major Diogo, 315, em São Paulo. A companhia de repertório – quase sempre irretocável, aliando qualidade artística e interesse na viabilização comercial – durou 16 anos. O prédio do Bixiga, no entanto, resistiu a duras penas ao tempo e se manteve ativo até 2007 – com algumas interrupções –, mediante administrações variadas na difícil tentativa de reeditar o brilho do passado.

A grande notícia é que, depois de seis anos de portas fechadas e abandono absoluto, os paulistanos terão de volta uma de suas mais representativas casas de espetáculos. E tomara que agora para ficar. A Funarte comprou o prédio e, desde o ano passado, investiu mais de R$ 13 milhões em uma ampla reforma.

Com inauguração prometida para outubro, o novo TBC oferecerá uma sala principal de 300 lugares, espaço multimídia para shows, performances e montagens de dança, café e ainda um centro de documentação e pesquisa que deve reunir o acervo de nomes significativos, como os dos diretores Fernando Peixoto e José Renato. “A programação do teatro deverá privilegiar espetáculos de artistas e companhias de todas as regiões do país, muitos deles que dificilmente conseguiriam espaço para se apresentar em São Paulo, como já é feito na sede da Alameda Nothmann”, afirma o presidente da Funarte, Antonio Grassi. “Além disso, o TBC pode contribuir para revitalizar aquela área do Bixiga e estabelecer comunicação com outros teatros da região, como o Oficina e os da Avenida Brigadeiro Luis Antônio”, completa Grassi. Também responsável pelo Teatro de Arena, na Rua Teodoro Baima, a Funarte deve instalar no segundo andar do prédio o acervo do dramaturgo Augusto Boal e entregá-lo para visitação pública ainda esse ano.

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.