Imagem Blog

Na Plateia Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Indicações do que assistir no teatro (musicais, comédia, dança, etc.) por Laura Pereira Lima (laura.lima@abril.com.br)
Continua após publicidade

Denise Fraga, Claudia Mello e a marginalização feminina em “Chorinho”

Em um primeiro momento, fica difícil entender por que as atrizes Claudia Mello e Denise Fraga remontaram a comédia dramática “Chorinho”. Lançado em 2007, com a mesma Claudia e Caio Blat nos papéis principais, o texto escrito por Fauzi Arap teve carreira bem-sucedida e ainda parece fresco na memória do público. Para completar, elas optaram […]

Por Dirceu Alves Jr.
Atualizado em 27 fev 2017, 11h53 - Publicado em 10 nov 2012, 01h02

Claudia Mello e Denise Fraga remontam texto de Fauzi Arap no Teatro Eva Herz (Foto: João Caldas)

Em um primeiro momento, fica difícil entender por que as atrizes Claudia Mello e Denise Fraga remontaram a comédia dramática “Chorinho”. Lançado em 2007, com a mesma Claudia e Caio Blat nos papéis principais, o texto escrito por Fauzi Arap teve carreira bem-sucedida e ainda parece fresco na memória do público. Para completar, elas optaram pela mesma direção, assinada por Marcos Loureiro e pelo próprio autor, na versão em cartaz nas terças e quartas do Teatro Eva Herz, da Livraria Cultura. Fica no ar uma ideia de acomodação, algo que não combina com a trajetória de Denise, e de certa desconfiança por parte do espectador. Essa suspeita, no entanto, se desfaz em poucos minutos. A trama obviamente é a mesma, mas o fato de ter duas mulheres em cena oferece uma nova e mais rica leitura das personagens.

Claudia dá vida a Clarice, uma solteirona como tantas que vemos por aí. Ranzinza, ela costuma fazer caminhadas por uma praça, conversa com as plantas e dificilmente abre um sorriso. Todo dia, cruza com uma mendiga (papel de Denise), que enrolada em cobertores e abraçada a uma garrafa de cachaça, fez sua casa por ali. A veia preconceituosa da mulher mais abastada vem à tona e ela começa a destratar a outra, como se esta fosse uma invasora do espaço público. Insistente, a sem-teto luta pela atenção de sua detratora, e algumas afinidades não tardam a aparecer.

A dupla brilha ao extrair leveza mesmo diante de temas mais duros, em um texto que promove uma incômoda reflexão — muitas vezes sem a plateia sequer perceber. A inadequação social e familiar da moça a levou para as ruas, e Clarice encontra identificação com seu passado. A direção simples e calcada em poucos elementos centra a força no embate estabelecido entre as personagens. Cada uma explora os diálogos de forma diferente e complementar. Enquanto Denise Fraga investe em certa ironia, Claudia Mello traz à tona um estado de perplexidade crescente no decorrer da peça. O jogo de espelhos é fortalecido justamente por mostrar duas imagens semelhantes. Se, na versão anterior, Claudia e Caio Blat apoiavam-se em uma mensagem voltada para a temática social, agora esse reflexo é construído em cima de figuras femininas excluídas e que, como consequência disso, acabaram à margem. Por esse novo enfoque, sem banalizar a comicidade, a remontagem já se justifica e faz do texto um motivo para duas atrizes jogarem com suas potencialidades.

Continua após a publicidade

Claudia Mello e Caio Blat na versão levada aos palcos em 2007 (Foto: André Stefano)

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.