Imagem Blog

Na Plateia Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Indicações do que assistir no teatro (musicais, comédia, dança, etc.) por Laura Pereira Lima (laura.lima@abril.com.br)
Continua após publicidade

“Toda Nudez Será Castigada” de Antunes economiza surpresas

Com a estreia de “Vestido de Noiva”, em 1943, o diretor polonês Zbigniew Ziembinski (1908-1978) trouxe aos olhos do público brasileiro o dramaturgo Nelson Rodrigues e uma linguagem expressionista de montá-lo persistente por décadas. Foi o paulistano Antunes Filho que, em 1981, limpou o palco, utilizando-se de mínimos elementos cenográficos e movimentos coletivos, para oferecer […]

Por Dirceu Alves Jr.
Atualizado em 27 fev 2017, 13h23 - Publicado em 11 out 2012, 15h44

Ondina Clais Castilho e Leonardo Ventura na versão da peça escrita por Nelson Rodrigues em 1965 (Foto: Emidio Luisi)

Com a estreia de “Vestido de Noiva”, em 1943, o diretor polonês Zbigniew Ziembinski (1908-1978) trouxe aos olhos do público brasileiro o dramaturgo Nelson Rodrigues e uma linguagem expressionista de montá-lo persistente por décadas. Foi o paulistano Antunes Filho que, em 1981, limpou o palco, utilizando-se de mínimos elementos cenográficos e movimentos coletivos, para oferecer novas possibilidades de leitura na coletânea “Nelson Rodrigues – O Eterno Retorno” (1981). Por isso, a manifestação de Antunes no ano de intensa – e, como era de se esperar, irregular – celebração do centenário do autor chegou cercada de expectativas. Em cartaz no Teatro Anchieta – Sesc Consolação, a tragédia “Toda Nudez Será Castigada” (1965) ganha a cena na reta final da temporada e, junto da precisão característica de Antunes, surgem  algumas falhas, facilmente relevadas em razão de seu nome.

O empresário Herculano (interpretado por Leonardo Ventura) perdeu a mulher e a vontade de viver. A preocupação tomou conta das três tias solteironas e também do irmão, Patrício (papel de Marcos de Andrade), que, falido, não quer ver a fonte de renda da família secar. Ao conhecer a prostituta Geni (representada pela atriz Ondina Clais Castilho), o casto viúvo tem a rotina transformada e, louco de paixão, a pede em casamento. Ele passa a enfrentar a revolta do filho único, o assexuado Serginho (o ator Lucas Rodrigues), e vê a frágil moral do clã pouco a pouco desabar.

Na também rodriguiana “Senhora dos Afogados”, revisitada em 2008, Antunes carregou nas tintas fúnebres. Uma estética sombria e operística incomodou muita gente, mas deixou evidente um estilo único. Agora, poucas inserções da mão autoral do encenador – sempre tão forte – podem ser percebidas em meio ao original. Uma das mais interessantes é apresentar Geni como um fantasma que assombra Herculano durante a ação, reiterando o tom de flashback do texto.

Continua após a publicidade

Ondina Clais Castilho aproveita as chances oferecidas e explora uma coreografia marcada e aproxima a personagem com um forte sotaque paulistano. Leonardo Ventura constrói um Herculano apenas correto, e Marcos de Andrade mistura malandragem e um tom diabólico a Patrício. Em meio a esse elenco central, porém, quem destoa de fato é Lucas Rodrigues, ainda imaturo para compreender a personalidade de Serginho, não fugindo de um estereótipo previsível e até inadequado.

Percebendo ter em mãos intérpretes no limite da eficiência, Antunes concentrou a atenção na regência desse grupo e fez um espetáculo de qualidade, mas econômico em surpresas. Faltam momentos específicos que justifiquem a grandeza de Antunes – e isso se tornaria muito mais fácil para o diretor se existissem atores capazes de recriar em cima da orientação recebida. “Toda Nudez Será Castigada” não perde a relevância, mas esperava-se mais personalidade e invenção, pontos sempre tão notáveis na trajetória do maior encenador brasileiro vivo.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.