Imagem Blog

Na Plateia Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Indicações do que assistir no teatro (musicais, comédia, dança, etc.) por Laura Pereira Lima (laura.lima@abril.com.br)
Continua após publicidade

“The Pillowman – O Homem Travesseiro” ou O Livro dos Monstros Guardados

Em um tempo dominado pelo politicamente correto, a tragicomédia “The Pillowman – O Homem Travesseiro” traz à tona uma discussão polêmica. Seria o artista responsável absoluto por sua obra e até que ponto o público – seja ele quem for – está preparado para receber qualquer conteúdo proposto? Sem, no entanto, entrar no mérito de […]

Por Dirceu Alves Jr.
Atualizado em 27 fev 2017, 12h19 - Publicado em 14 jul 2012, 09h43

Flávio Tolezani, Daniel Infantini e Bruno Autran na tragicomédia em cartaz no Viga Espaço Cênico (Foto: João Caldas)

Em um tempo dominado pelo politicamente correto, a tragicomédia “The Pillowman – O Homem Travesseiro” traz à tona uma discussão polêmica. Seria o artista responsável absoluto por sua obra e até que ponto o público – seja ele quem for – está preparado para receber qualquer conteúdo proposto? Sem, no entanto, entrar no mérito de responder a essas questões, a montagem apropria-se do texto do inglês Martin McDonagh para lançar essas ideias na trama ambientada em um país constantemente vigiado.

Dirigido por Bruno Guida e Dagoberto Feliz, o espetáculo transita entre o suspense, o terror e a fábula. Sua estética grotesca – ao apresentar tipos com deformações físicas, em estado de palidez mórbida e adeptos à violência e ao sadismo – leva a associações aos filmes, desenhos animados e programas de televisão consumidos pelos jovens.

Mesmo diante da dramaturgia instigante, a grande âncora da encenação é a caracterização do elenco, tão surpreendente e de uma unidade quase inabalável.  Flávio Tolezani dispensa a pinta de galã ao interpretar com desenvoltura o enigmático Katurian. Ele é um escritor de contos voltados ao público infanto-juvenil convocado a prestar esclarecimento sobre o conteúdo de suas mensagens. Segundo os policiais Tupolski e Ariel (vividos pelos ótimos Daniel Infantini e Bruno Guida, respectivamente), as histórias guardam semelhanças com homicídios infantis que assolam a cidade. Irmão de Katurian, o deficiente mental Michael (papel de Bruno Autran) desponta como suspeito e não parece disposto a se defender.

Continua após a publicidade

A primeira e longa cena de interrogatório, repleta de energia, ritmo e suspense, já põe à prova o talento do quarteto. Excetuando Tolezani, mais contido, todos estão expostos, exagerados, dispensando qualquer tom realista e aproximando-se da caricatura. Como complemento, as participações pontuais de Wandré Gouveia destoam desse equilíbrio. Imaturo, o ator faz pequenas entradas a partir da metade da peça que poderiam perfeitamente ficar de fora ou ser resolvidas através de outros recursos.

O principal empecilho para o público persistir entregue à montagem, no entanto, acaba tornando-se a longa duração que beira três horas. Algumas cenas, como as que Katurian conta suas histórias para Michael, poderiam ser enxugadas sem comprometer a narrativa. Acomodado nas – perdoem, tá? – desconfortáveis cadeiras do Viga Espaço Cênico, o espectador sente esse peso e, algumas vezes, perde o envolvimento com a trama, principalmente depois do intervalo. Presta menos atenção no palco e mais no relógio.

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.