Imagem Blog

Corrida Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Marcos Paulo Reis
Dicas sobre corridas para praticantes do esporte, por Marcos Paulo Reis.
Continua após publicidade

Como a corrida pode ajudar a melhorar o seu desempenho na rotina de trabalho

É isso mesmo. Correr é bom para manter a forma, para combater o estresse, para socializar com os amigos, mas sabia que também pode ajudá-lo na vida profissional? Uma das coisas que sempre falo a quem me procura para começar a atividade é que, correndo, a pessoa fica até mais inteligente. + Superação: advogado elimina 40 […]

Por Marcus Oliveira
Atualizado em 26 fev 2017, 18h23 - Publicado em 12 mar 2015, 21h07

Trabalhar correr

É isso mesmo. Correr é bom para manter a forma, para combater o estresse, para socializar com os amigos, mas sabia que também pode ajudá-lo na vida profissional? Uma das coisas que sempre falo a quem me procura para começar a atividade é que, correndo, a pessoa fica até mais inteligente.

+ Superação: advogado elimina 40 quilos com mudança de hábitos e marmitas

Fisiologicamente tem aquela coisa de oxigenar o cérebro e tal, mas não é só isso. Também falo de inteligência emocional. O processo de dar os primeiros passos no esporte, traçar metas, conquistar objetivos, se orgulhar das conquistas pode ser um perfeito paralelo da vida.

Vou listar aqui os aprendizados que você pode ter com seus treinos e corridas de forma a transferi-los para a vida corporativa:

Continua após a publicidade

Definir objetivos: quais são suas metas gerais na corrida? Quer ter saúde, se divertir ou busca performance? E na sua vida, quais são os objetivos? O que existe de esforço pessoal e o que depende de outras pessoas para realizá-los? Para alcançar o sucesso é indispensável ter aspirações e sonhos. Ter isso em mente vai ajudá-lo a se organizar, a estabelecer estratégias, criar parcerias, a acelerar ou a diminuir quando preciso.

Traçar planos e dedicar-se a eles: você tem um objetivo. É bom também saber como chegar lá. Quais serão suas estratégias? O que é essencial para chegar lá? Quem pode ajudá-lo? Planeje seu dia a dia profissional como você planeja sua maratona no exterior, por exemplo. Os dias de dedicação, planejamento, suor e lágrimas o conduzem ao sucesso.

Ter jogo de cintura: imprevistos acontecem o tempo todo. Em meio a uma prova você pode se deparar com uma dor inesperada, com uma queda, com uma subida… O que vai fazer? Parar? A primeira coisa é avaliar o obstáculo e ver se é possível superá-lo. Refaça os cálculos, repense os prós e os contras de continuar, veja se dá para seguir adiante com um “plano b”. Acredite: de tanto correr, você leva isso para o dia a dia também. Não vai ser qualquer coisinha em meio ao expediente que irá tirá-lo do rumo.

+ Correr acompanhado é bom ou ruim para melhorar o desempenho?

Continua após a publicidade

Acreditar em seus sonhos: quando o mundo parece conspirar, o lampejo de uma perspectiva positiva pode mudar tudo. Acreditar que podemos virar o jogo diante de uma dificuldade é força motora em uma corrida e deveria estar mais presente em nosso dia-a-dia. Todo mundo é capaz de “renascer” e de se “reinventar”, por maior que seja o problema.

Estabelecer parcerias: ajude e seja ajudado. A corrida tem muita camaradagem: o cara que oferece água quando você esquece de pegar no posto de hidratação, aquele que passa a seu lado te incentivando e puxando, a troca de informações para você ter um bom equipamento ou melhorar a performance… Atitudes como essas, na corrida ou fora dela, fortalecem você para sempre.

Lidar com as diferenças: as pessoas são diferentes. Há que se ter muito jogo de cintura para conviver com os mais variados tipos que cruzam nossos caminhos. Por isso, a corrida é um excelente exercício de convivência e tolerância.

Levar a vida mais leve: é legal correr, dar o sangue, brigar pelos primeiros lugares ou batalhar para se superar, mas é fundamental se divertir durante o percurso. Porque a corrida e a vida passam em um piscar de olhos.

Continua após a publicidade

Animado para começar a correr? Saiba onde encontrar bons parques para praticar na página de Esporte de VEJASAOPAULO.COM.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.