Imagem Blog

Corrida Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Marcos Paulo Reis
Dicas sobre corridas para praticantes do esporte, por Marcos Paulo Reis.
Continua após publicidade

Dicas espertas para se exercitar no frio

O inverno começou faz uns dias, a temperatura baixou em São Paulo e tenho ouvido muita gente reclamar do frio – e isso muitas vezes é usado como desculpa para não se exercitar. Mas se você deixa de cumprir sua atividade um dia, depois outro e mais outro, quando vê, lá se foi o condicionamento […]

Por VEJA SP
Atualizado em 27 fev 2017, 01h04 - Publicado em 27 jun 2013, 13h40

FOTO: LatinStock

O inverno começou faz uns dias, a temperatura baixou em São Paulo e tenho ouvido muita gente reclamar do frio – e isso muitas vezes é usado como desculpa para não se exercitar. Mas se você deixa de cumprir sua atividade um dia, depois outro e mais outro, quando vê, lá se foi o condicionamento conquistado com tanto suor. Eu sei que é duro acordar cedo, sair da cama quentinha e encarar um dia com o céu cinzento, vento e até chuva. Mas com um pouco de força de vontade e alguns cuidados dá para ir treinar…

Saia de casa agasalhado e só tire o excesso de roupa à medida que for aquecendo o corpo. Como as partes do corpo que mais sofrem com o frio são as extremidades – mãos, pés e cabeça –, a dica é protegê-las para minimizar a perda de calor. Os homens têm tendência a ter mãos mais frias, enquanto as mulheres costumam sofrer com dores de ouvido. Então, não dispense luvas e gorros ou faixas que cubram as orelhas.

Também é importante começar os exercícios de forma leve. Faça um aquecimento antes do treino propriamente dito: cerca de 20 minutos de trote ou corrida mais lenta do que o habitual.

Continua após a publicidade

E com esse clima não parece que você corre melhor? Pois é, a nossa percepção de esforço é menor no frio. Mas cuidado para não se entusiasmar demais. Pegue leve para não sobrecarregar os músculos e o coração. Existem pesquisas que apontam aumento da mortalidade por doença cardiovascular durante o inverno.

Quando finalmente acabar o treino, troque a roupa suada e agasalhe-se de novo. E não esqueça a hidratação. Seu corpo necessita da mesma quantidade de líquidos em qualquer estação do ano. Beba água antes, durante e depois da atividade física.

Daí você já pode voltar para casa, com o corpo inundado de substâncias que trazem bem-estar e com a sensação de dever cumprido com sua saúde, que o frio não há de tirar de você.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.