Imagem Blog

Blog do Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Arnaldo Lorençato
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

MasterChef: noite de bisteca com macaron

A cada episódio que passa, o MasterChef está ficando mais emocionante. Vamos nos acostumando com os candidatos, intensificando a nossa torcida. Essa identidade é natural. Não que você tenha em um daqueles candidatos um avatar, mas é difícil que um deles até agora não tenha despertado a sua simpatia.   + Minha avaliação dos restaurantes […]

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 26 fev 2017, 12h09 - Publicado em 3 Maio 2016, 18h50
MasterChef 3_jurados

Trio linha dura: nada de lágrimas (Fotos: Carlos Reinis)

A cada episódio que passa, o MasterChef está ficando mais emocionante. Vamos nos acostumando com os candidatos, intensificando a nossa torcida. Essa identidade é natural. Não que você tenha em um daqueles candidatos um avatar, mas é difícil que um deles até agora não tenha despertado a sua simpatia.

 

+ Minha avaliação dos restaurantes dos MasterJurados

Com simpatia ou antipatia, o programa de hoje tem três provas duras, tão duras quantos os jurados, que demonstraram ter coração de manteiga durante as provas que selecionariam os participantes mas, agora, se mostram quase insensíveis com os erros. Paola Carosella (Arturito e La Guapa Empanadas), Henrique Fogaça (Sal Gastronomia, JamileAdmiral’s Place e Cão Véio) e Erick Jacquin (Tartar & Co e Le Bife) não estão para brincadeira, como acontecia na primeira temporada, quando aguentavam as provocações do Mohamad Hindi Neto.

Aliás, não sei se vocês perceberam, mas a Paola lacrou. Não derrama nem uma furtiva lágrima. Que dureza!

Continua após a publicidade

 

MasterChef 3_prova da caixa_t bone

Por dentro da caixa surpresa: t-bone

O programa de hoje começa com uma caixa-surpresa. Surpresa para os concorrentes. Todos nós sabemos o conteúdo: um t-bone steak. Em português, nada mais é do que bisteca ou chuleta bovina. Esse corte é um clássico com um osso quase na lateral, muito melhor quando marmorizado de gordura. Na parte maior, encontra-se o contrafilé e, naquela aba fininha, o filé-mignon.

+ La Guapa, empanaderia de Paola Carosella

 

Além de preparar a carne no ponto certo, os concorrentes terão de mandar bem ainda em um molho barbecue. Simples, não é?

Continua após a publicidade
MasterChef 3_T bone

Jacquin: de olho no bife

Mas não são todos que vão queimar na chapa. Recebem salvo-conduto cinco participantes, não sem alguma humilhação por parte dos jurados tanques de guerra.

+ Mocotó Café, de Rodrigo Oliveira, fica no Mercado de Pinheiros

Existe ainda uma chance de não virar bife nos dentes dos jurados em uma miniprova, na qual são resgatados dois competidores. Como se trata de uma disputa em tamanho míni, espero que seja rápida. O objetivo é adivinhar alguns ingredientes usando três sentidos: visão, tato e olfato.

MasterChef 3

Ingredientes para serem reconhecidos pelos competidores: um deles ninguém sabe o que é

Continua após a publicidade

Descobri dois desses ingredientes: bambu e folha de mostarda. Adoro bambu, que como desde que era criança em comida japonesa preparada em casa de amigos. Sempre digo que não há alimento de que não gosto, mas passaria fácil, fácil sem folhas de mostarda, e olha que sou fã da horta completa. Mas folha de mostarda me lembra dentifrício vencido, e ninguém quer escovar os dentes com pasta estragada, né?

+ A volta por cima do chef Salvatore Loi

Há um ingredientes que ninguém consegue acertar. Fiquei muito curioso, porque não tenho ideia do que seja.

A prova de eliminação é preparar macarons, aqueles pares de bolachinhas de farinha de amêndoas unidos por um recheio cremoso. Não se trata de um biscoito qualquer, mas de algo muito refinado, feito com clara em neve de uma delicadeza extrema. Qualquer descuido e desanda tudo.

 

 

MasterChef 3_macarron

Macaron: prova difícil com um doce francês nascido na Itália

Continua após a publicidade

Nesta noite, o que haverá é muita gente desesperada principalmente com o tempo de forno. O macaron não pode permanecer tempo demais assando porque fica duro. Por outro lado, se for tirado antes, vira uma coisa molenga. É o desafio da confeitaria.

+ Paulo Barros deixa o Grupo Egeu

Ainda sobre o macaron, cabe uma provocação ao Erick Jacquin. Embora seja uma das muitas glórias da cozinha francesa, a bíblia culinária gastronômica intitulada Larrouse Gastronomique reconhece: é um doce muito antigo. Sua origem é a Itália, mais precisamente Veneza, onde teria surgido, no século VIII. Só depois teria migrado para o norte da França. Pode isso, Jacquin?

+ Dois novos restaurantes de Salvatore Loi, um deles com Paulo Barros

Sobre o programa anterior, fica o registro de que muitas pessoas lamentaram a partida do Tenente. Embora ele fizesse uma cozinha, digamos, rústica, o candidato despertou a torcida de muita gente.

Continua após a publicidade

Último informe: ontem encontrei Izabel, a vencedora da segunda temporada, na festa de apresentação do Guia Michelin, aqui em São Paulo. Para todas as pessoas que perguntam por ela, já tenho a resposta. Ela só vai estudar em Paris no mês de agosto. O livro da master -vencedora ainda não tem data para ser lançado. E, acreditem, ela é muito mais bonita ao vivo.

 

Caderno de receitas:
+ Il vero fettuccine Alfredo di Roma
+ Tiramisu original. É  bico!
+ Cheesecake de Nutella, do Gardênia
+ Petit gâteau, do chef Erick Jacquin

Obrigado pela visita. Aproveite para deixar seu comentário, sempre bem-vindo, e curtir a minha página no Facebook. Também é possível saber as novidades pelo Twitter.

Conheça os participantes e escolha para quem vai torcer:

 

#gallery-3 {
margin: auto;
}
#gallery-3 .gallery-item {
float: left;
margin-top: 10px;
text-align: center;
width: 33%;
}
#gallery-3 img {
border: 2px solid #cfcfcf;
}
#gallery-3 .gallery-caption {
margin-left: 0;
}
/* see gallery_shortcode() in wp-includes/media.php */

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.