Imagem Blog

Blog do Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Arnaldo Lorençato
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

Dupla de ex-Fasano, Salvatore Loi e Ricardo Trevisani abrem o Loi

Famoso por ter sido chef-executivo do restaurante Fasano e de todas as casas do grupo de alta gastronomia da grife italiana durante treze anos, o italiano Salvatore Loi migrou para o Grupo Egeu em julho de 2012 para dirigir o Girarrosto e, mais  recentemente, o extinto Mozza. Sua saída do Fasano, inesperada para a clientela, […]

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 26 fev 2017, 22h17 - Publicado em 5 abr 2014, 02h47
Loi e Trevisani: um cuida da cozinha e o outro do atendimento (Fotos: Arnaldo Lorençato)

Loi e Trevisani: um cuida da cozinha e o outro do atendimento (Fotos: Arnaldo Lorençato)

Famoso por ter sido chef-executivo do restaurante Fasano e de todas as casas do grupo de alta gastronomia da grife italiana durante treze anos, o italiano Salvatore Loi migrou para o Grupo Egeu em julho de 2012 para dirigir o Girarrosto e, mais  recentemente, o extinto Mozza. Sua saída do Fasano, inesperada para a clientela, causou surpresa na época e foi noticiada em primeira mão por VEJA SÃO PAULO e aqui no blog.

A parceria com o Grupo Egeu, que parecia ter tudo para ser duradoura, funcionou por apenas quinze meses. Em outubro do ano passado, Loi deixou o Girarrosto para comprar o extinto Domenico, na Rua Doutor Melo Alves, nos Jardins.

+ Tudo sobre a saída de Salvatore Loi do Grupo Fasano

+ Entenda o porquê de Salvatore Loi ter trocado o Fasano pelo Girarrosto

+ Quer saber onde almoçar ou jantar? Veja a lista de restaurantes selecionados

Continua após a publicidade

+ Para bancar o chef: as receitas de VEJA SÃO PAULO

No mesmo ponto onde funcionou o restaurante do empresário siciliano Domenico Mira ele promete abrir nesta quinta, dia 10, o Loi. A novidade é que o cozinheiro tem como sócio Ricardo Trevisani, outro ex-Fasano como ele. Homem do salão, Trevisani foi sócio até recentemente da pizzaria Maremonti, que está em franco processo de expansão. “Estava ficando muito grande para mim. Prefiro me concentrar em um único lugar e fazer um trabalho mais refinado”, explica.

Salão no piso superior: com varanda aos fundos

Salão no piso superior: com varanda aos fundos

Loi por sua vez, conta que conversou com os ex-sócios do Egeu, Paulo Barros e Paulo Kress Moreira. “Falei para eles tinha encontrado uma boa oportunidade para fazer minha própria casa. Não gostava do serviço no Girarrosto, porque o restaurante é muito grande. Lá, não tínhamos como  trabalhar muito a variedade de pratos. Não conseguia fazer receitas novas, inclusive porque gerava custos”, diz. “O Mozza fechou porque saí de lá. Era uma operação um pouco complicada. Os sócios investidores colocaram dinheiro e queriam um resultados imediato. É preciso ter um tempo de amadurecimento.”

No térreo: parede branca de tijolos à vista

No térreo: parede branca de tijolos à vista

Continua após a publicidade

 No Loi, no qual a dupla de proprietários diz ter investido cerca de dois milhões de reais para quitar dívidas e renovar o espaço agora com 80 lugares contra os 110 anteriores, o chef pretende fazer um cardápio refinado, ao estilo do que preparava no Fasano. Ele está com o menu pronto, mas não provei. Esperarei pelo menos um mês da inauguração, como faço sempre.

Para você, em primeira mão, ele apresenta algumas das sugestões do cardápio:  duo de risotos de açafrão com beterraba e de creme de burrata, duo de risoto de de ervilha e de tomate fresco, pappardella recheada de cordeiro no molho da própria carne ao aroma de tomilho fresco e nhoque recheado de cordeiro ao molho do próprio assado envolto em lardo, o toucinho toscano.

Biblioteca culinária de Loi: na entrada do restaurante

Biblioteca culinária de Loi: na entrada do restaurante

 A conferir.

#gallery-1 {
margin: auto;
}
#gallery-1 .gallery-item {
float: left;
margin-top: 10px;
text-align: center;
width: 33%;
}
#gallery-1 img {
border: 2px solid #cfcfcf;
}
#gallery-1 .gallery-caption {
margin-left: 0;
}
/* see gallery_shortcode() in wp-includes/media.php */

Continua após a publicidade

Conheça o menu do Loi

Obrigado pela visita. Aproveite para deixar seu comentário, sempre bem-vindo, e curtir a minha página no Facebook. Também é possível receber as novidades pelo Twitter.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.