Imagem Blog

20 e Poucos Anos Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Um blog sobre os interesses da geração Z escrito por Camila Pusiol, Gabriela Santos e Guilherme Queiroz.
Continua após publicidade

Hashtag que incentiva mulheres a denunciarem homens machistas bomba nas redes sociais

Redes sociais como o Facebook e o Twitter têm sido bombardeados com publicações que levam a hashtag #MeuAmigoSecreto. A mobilização vem de milhares de mulheres (muito corajosas <3) que estão denunciando comportamentos incoerentes, machistas e preconceituosos de homens com quem têm algum tipo de relacionamento. A ideia faz alusão à famosa brincadeira de final de […]

Por Alessandra Freitas
Atualizado em 26 fev 2017, 15h23 - Publicado em 25 nov 2015, 12h21

machismo

Redes sociais como o Facebook e o Twitter têm sido bombardeados com publicações que levam a hashtag #MeuAmigoSecreto. A mobilização vem de milhares de mulheres (muito corajosas <3) que estão denunciando comportamentos incoerentes, machistas e preconceituosos de homens com quem têm algum tipo de relacionamento. A ideia faz alusão à famosa brincadeira de final de ano, em que cada um precisa descrever quem foi a pessoa tirada no sorteio para que o grupo acerte a identidade de quem será presenteado.

+ As melhores lojinhas de blogueiras e famosas no site Enjoei

Os relatos descrevem homens que se dizem feministas e silenciam as mulheres com atitudes opressores, ex-namorados abusivos, homens homofóbicos, gordofóbicos, machistas ou que possuem algum tipo de preconceito, pais controladores, colegas de classe ou do trabalho que praticam bullying, e até estupradores que nunca foram condenados.

Um conselho para você, jovem de 20 e poucos anos: aproveite essa onda. Denuncie aquele cara que passou a mão em você sem permissão, aquela vez que alguém não deixou você sair porque achou que a sua saia estava muito curta e você estava parecendo “fácil demais”, aquele seu colega de sala que rebaixou a sua inteligência por causa do seu gênero, o seu namorado que te controlou e impediu que você saísse com as suas amigas, aquele assédio, aquele seu amigo que acha muito engraçado fazer piadas machistas ou preconceituosas.

+ Famosos como Mc Gui e Hugo Gloss contam lembranças marcantes que têm da cidade

Continua após a publicidade

Segundo dados do IPEA, 58% das pessoas acreditam que, se as mulheres soubessem como se comportar, haveria menos estupros. Além disso, 63% pensam que casos de violência dentro de casa devem ser discutidos somente entre os membros da família. Enquanto houver esse silenciamento e a culpabilização da vítima, vai ser difícil lutar contra o machismo que tanto nos oprime todos os dias. Que faz com que você tenha medo de andar sozinha na rua. Que faz com que você seja rebaixada. Que faz com que você seja assediada até dentro de casa.

Ficar calada só reproduz a opressão que vivemos todos os dias. Não é preciso identificar o cara, mas garanto que vale a pena publicar o relato só para colocar esse sofrimento pra fora. Aproveite essa onda de empoderamento das redes sociais. Separe um tempo para os relatos das suas amigas e conhecidas do Facebook, você vai ver como muitas passam pelo mesmo que você passou. E sim, é muito reconfortante.

+ Acampamento de férias em São Paulo terá como tema a vida em Hogwarts, escola de Harry Potter

Este ano, é a segunda hashtag feminista que viraliza nas redes sociais. No final de outubro, a febre foi a #PrimeiroAssédio, na qual as internautas relatavam a primeira vez que lembravam ter sofrido assédio.

Confira alguns relatos publicados nas redes:

Continua após a publicidade

meu amigo secreto

 

meu amigo secreto 12

 

meu amigo secreto 2

Continua após a publicidade

 

meu amigo secreto 3

 

meu amigo secreto 9

meu amigo secreto 4

Continua após a publicidade

meu amigo secreto 5

meu amigo secreto 10

meu amigo secreto 6

meu amigo secreto 13

meu amigo secreto 7

Continua após a publicidade

meu amigo secreto 11

meu amigo secreto 8

Tiaras são tendência para o verão – e há modelos para diversos gostos!

E você, tem algum Amigo Secreto? Conte pra gente nos comentários!

 

 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.