Imagem Blog

Marcel Miwa – Sede de Vinho Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Tudo sobre vinhos: sugestões de harmonização, rótulos, uvas, safras, guias de compras e outras dicas do expert Marcel Miwa.
Continua após publicidade

Vinho da semana: El Castro de Valtuille Joven 2009

Bierzo está no noroeste da Espanha, fica vizinho da Galícia e logo acima de Portugal. Apesar da recente redescoberta da região (a Denominação de Origem Bierzo foi criada em 1989), o estilo dos vinhos que ali são produzidos caíram no gosto dos conhecedores. A variedade típica da região é a tinta Mencía e dá origem […]

Por VEJA SP
Atualizado em 26 fev 2017, 23h14 - Publicado em 13 dez 2013, 20h36

elcastro

Bierzo está no noroeste da Espanha, fica vizinho da Galícia e logo acima de Portugal. Apesar da recente redescoberta da região (a Denominação de Origem Bierzo foi criada em 1989), o estilo dos vinhos que ali são produzidos caíram no gosto dos conhecedores. A variedade típica da região é a tinta Mencía e dá origem a vinhos elegantes, menos concentrados, com notas de frutas vermelhas frescas em vez de compota de frutas; é um esqueleto semelhante à Pinot Noir.

O clima da região é frio (a temperatura média anual é de apenas 12,3°C), com índice considerável de chuva, solo pobre em nutrientes e boa quantidade de vinhedos antigos (com mais de 20 anos de idade). Isto explica porque a produção local é pequena e os preços um pouco mais elevados. Mas fique tranquilo, o difícil não é impossível e conseguimos encontrar bons vinhos a preços razoáveis. Ainda melhor se for de uma vinícola-referência, como Castro Ventosa, e seu rótulo El Castro de Valtuille Joven 2009(R$ 58,00, na Grand Cru).

Este 100% mencía não passa por barricas de carvalho, por isso não espere notas abaunilhadas, apenas fruta (vermelha) pura e fresca, com um toque de ervas e um mineral que lembra o grafite. Os taninos são delicados e nada agressivos. No final a boa acidez estimula a salivação e “pede” pelo próximo gole. Além desta vocação para aperitivo, este mencía também não fará feio com entradinhas com tomate, berinjela ou carne de porco. Também tive um momento feliz ao combinar este vinho com uma empanada de carne.

Vale dizer que certas pessoas possuem a fortuna de serem bem sucedidas e reconhecidas pelo seu trabalho. Um grupo bem menor de indivíduos consegue extrapolar a excelência e projetar não só a sua atuação profissional, mas de todo o conjunto que está ao seu redor. Raúl Perez é um destes profissionais que, mais que ser reconhecido pela ótima e consistente atividade na vinícola de sua família, justamente  a Castro Ventosa, que vem projetando toda a região de Bierzo a um nível de destaque no panorama espanhol.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.