Clique e assine por apenas 6,90/mês
Viajar e Curtir Por Blog Tudo o que é preciso saber antes de embarcar para a viagem dos sonhos

Em clima de Copa: cenas do futebol pelo mundo

Não adianta nem querer mudar o assunto: até o dia 13 de julho, todo mundo só quer falar, respirar e assistir futebol! Que os brasileiros são fanáticos pelo esporte, todo mundo sabe. Mas e nos outros países? Como é a relação da população com a redonda? Pensando nisso, o fotógrafo paulistano Caio Vilela se incubiu de […]

Por Júlia Gouveia - Atualizado em 26 Feb 2017, 21h40 - Publicado em 24 Jun 2014, 17h08

Não adianta nem querer mudar o assunto: até o dia 13 de julho, todo mundo só quer falar, respirar e assistir futebol!

Que os brasileiros são fanáticos pelo esporte, todo mundo sabe. Mas e nos outros países? Como é a relação da população com a redonda?

Pensando nisso, o fotógrafo paulistano Caio Vilela se incubiu de uma tarefa deliciosa: registrar cenas de peladas mundo afora. Sabe aquela partida descompromissada entre amigos depois do trabalho? Ou a molecada que improvisa um gol com um par de chinelos? Exato: era esse tipo de jogo que o fotógrafo queria registrar.

Desde 2004, Caio já fotografou peladas em 65 países e em todos os estados brasileiros. O projeto já rendeu inúmeros, com  perdão do trocadilho, gols de placa: três livros (Futebol Sem Fronteiras, da Panda Books; Futebol Arte do Oiapoque ao Chuí, da Grão Editora; Onde Mora o Futebol, da Cultura Sustentável), além de inúmeras exposições no Brasil e no exterior. Atualmente há mostras em cartaz no SESC Belenzinho (Futegrafias – até 27 de julho) e no Parque Anilinas, em Cubatão (A Bola é o Mundo – até 3 de agosto)

Continua após a publicidade

Da Antártida à Praia do Forte, da Palestina à Rússia, os lugares clicados são os mais variados possíveis. E a técnica para garantir boas fotos é certeira: descobrir qual é o campinho mais disputado da região e estar ali pontualmente às 17h. “Este é o horário universal das peladas”, diz.

Veja abaixo algumas das imagens feitas por Caio (ao clicar nas fotos, elas ampliam!):

#gallery-1 {
margin: auto;
}
#gallery-1 .gallery-item {
float: left;
margin-top: 10px;
text-align: center;
width: 33%;
}
#gallery-1 img {
border: 2px solid #cfcfcf;
}
#gallery-1 .gallery-caption {
margin-left: 0;
}
/* see gallery_shortcode() in wp-includes/media.php */

Publicidade