Imagem Blog

Viajar e Curtir Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Tudo o que é preciso saber antes de embarcar para a viagem dos sonhos
Continua após publicidade

13 dicas de trânsito para dirigir na Rússia durante a Copa do Mundo

Apesar do alfabeto completamente diferente, as regras de trânsito são parecidas com as nossas. Confira

Por Rosana Zakabi Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 13 jun 2018, 17h23 - Publicado em 11 jun 2018, 19h29

A Rússia é um daqueles países dos quais vale a pena alugar um carro para visitar as principais atrações. As regras de trânsito são muito parecidas com as nossas e, assim como no Brasil, o volante do motorista fica do lado esquerdo do veículo, ou seja: dirige-se pelo lado direito da pista e a ultrapassagem é feita pelo lado esquerdo. Além disso, estar motorizado facilita a locomoção para conhecer várias cidades. O único senão são os grandes centros urbanos como Moscou e São Petersburgo. Neles, é preciso dirigir com parcimônia (veja no item 13). Confira, a seguir, treze dicas para se dar bem no trânsito russo durante os jogos, que começam nesta quinta (14):

1) Tenha a Permissão Internacional para Dirigir (PID) em mãos. Ela pode ser solicitada pessoalmente ou via internet, no site do Detran, contanto que a carteira de habilitação esteja dentro da validade e sem nenhuma pendência. É fácil e rápido, mas não é barato: a taxa de emissão é de 282,70 reais. Se o pedido for pela internet, deve-se pagar mais 11 reais, para o envio dos Correios.

2) Dá para alugar um carro ao chegar no aeroporto, diretamente nos hotéis ou mesmo a partir do Brasil, em sites como auto europe e rentcars. Para isso, o motorista deve ter no mínimo 21 anos e, no máximo, 70, e estar habilitado há pelo menos um ano. Quem tem menos de 25 anos precisa pagar uma taxa adicional referente a “condutor jovem”. Além do PID, o motorista deve carregar sempre registro do veículo, documento do seguro e passaporte.

3) O limite de velocidade dentro das cidades, em linhas gerais, é sempre de 60 quilômetros por hora. Em rodovias secundárias, 90 quilômetros por hora. E nas autoestradas, 100 quilômetros por hora – ou seja, abaixo dos 120 quilômetros por hora permitidos em algumas vias brasileiras.

4) Como no Brasil, só se pode ultrapassar quando tiver na pista uma linha pontilhada. Se for linha dupla, é proibido. A diferença é que, aqui, a sinalização é amarela. Lá, é branca.

5) O cinto de segurança é obrigatório tanto para o motorista como para todos os passageiros, inclusive os dos bancos traseiros. Também é necessário estar sempre com o farol baixo ligado.

Continua após a publicidade

6) As placas são escritas em alfabeto cirílico, ou seja: se você não falar russo, não vai entender nada do que está escrito. Mas as figuras e formatos desenhados facilitam a identificação.

7) Quando estiver nos cruzamentos, olhe para as setas brancas grandes nas placas; elas indicam que direção seguir.

8) Preste atenção nos pedestres! Eles têm prioridade na passagem até em vias com semáforos – e estão acostumados a atravessar na faixa sem olhar para ver se está vindo algum carro ou não.

9) Em algumas estradas, há cobrança de pedágio, que precisa ser pago com rublos. Portanto, tenha sempre dinheiro em mãos quando estiver na estrada.

10) Os postos de combustível dentro das cidades funcionam das 6h às 22h. Nas autoestradas há postos abertos 24 horas. Os combustíveis encontrados são gasolina e diesel.

Continua após a publicidade

11) Assim como no Brasil, dirigir alcoolizado na Rússia é crime, e as leis daquele país são severas: incluem até detenção.

12) Atenção ao estacionar o veículo nos centros das cidades. Em vários lugares é proibido estacionar; em alguns pontos, isso é possível, mas é preciso pagar por isso – há postos eletrônicos para fazer o pagamento, no próprio local. Quem infringir a lei paga altas multas (que geralmente são acertadas com a própria empresa que alugou o veículo) e corre o risco de ter o carro rebocado. Na dúvida, pare somente em garagens privadas.

13) Cuidado ao dirigir no centro de grandes cidades, como Moscou e São Petersburgo. Neles, o trânsito é caótico, com motoristas que, muitas vezes, não dão seta para passar de uma faixa para outra. Em Moscou, há ruas gigantes, com até oito pistas. Além disso, tudo está escrito em alfabeto cirílico, das placas aos nomes das ruas. Então, é preciso atenção redobrada.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.