Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês
Blog da Vejinha Por Blog Novidades, curiosidades e promoções

Glossário: dez expressões muito usadas no Twitter — parte 1

Por Leonam Bernardo Poucas coisas são tão irritantes quanto gente que tem mania de apontar erros de português dos outros no Twitter. Principalmente se o aspirante a sabichão comete a gafe de corrigir coisas que são intencionalmente erradas. Isso acontece muito, por exemplo, com os chamados memes — esse é o termo usado para definir […]

Por VEJASP Atualizado em 27 fev 2017, 13h19 - Publicado em 8 abr 2011, 20h49

Por Leonam Bernardo

Poucas coisas são tão irritantes quanto gente que tem mania de apontar erros de português dos outros no Twitter. Principalmente se o aspirante a sabichão comete a gafe de corrigir coisas que são intencionalmente erradas. Isso acontece muito, por exemplo, com os chamados memes — esse é o termo usado para definir expressões, bordões e neologismos da rede de microblogs.

+ Glossário do Twitter: parte 2

Em nome da boa convivência virtual, montamos uma lista de memes, com seus significados e possíveis origens. Ou seja: na próxima vez que algum engraçadinho achar que você escreveu “bons drink” porque não sabe concordância, basta enviar para ele o link deste texto. A relação abaixo contém dez deles, que ganharão continuação na próxima semana. Bom, sem demora, então, “todos lê” o resto do post:

Arrã, Claudia, Senta Lá
Numa era em que ainda não haviam inventado paquitas, Xuxa comia o pão que os diabinhos amassavam no cenário do “Clube da Criança”, que comandou na hoje extinta TV Manchete, entre 1983 e 1986. Um vídeo que virou hit mais de duas décadas depois mostra a apresentadora tentando, em vão, tourear meninos e meninas. Uma delas era a Claudia, coitadinha, que tenta fofamente mostrar um desenho para a loira. E ouve de volta a frase aí de cima. No Twitter, virou sinônimo de “vai sonhando”.

Amg
Corruptela da palavra amigo. Surgiu, tudo indica, da necessidade de se comunicar mais depressa em programas de mensagens instantâneas. Ganhou o Twitter devido à exigência de os posts todos caberem em 140 caracteres.

Bons Drink
Teve boatos que Luisa Marilac, travesti brasileira radicada na Espanha, estava na pior. Determinada a mostrar que abala Roqueta Del Mare em chamas — é esta a cidade em que ela mora —, ela se enfiou num biquíni e gravou um vídeo em que mostra sua (diz ela) casa. Nas imagens, aparece dizendo: “Nesse verão, eu decidi fazer algo de diferente. Resolvi ficar na minha casa, na minha piscina, tomando meus bons drink.” O erro de concordância a transformou em web diva e popularizou o termo.

Cordei. Cadê…?
As tirinhas mal escritas e nonsense do blog Cersibon foram um grande hit da internet em 2008. É em uma delas que se registra um dos personagens dizendo “cordei kd pipoca”. Popularizada principalmente em 2010, a expressão é usada para quando acabamos de acordar (ou não necessariamente) e queremos algo imediatamente.

Cão da depressão e variantes
Inspirado no site americano Depression Dog, o “meme” ganhou popularidade no Brasil com o @caodadepressao, no início de 2010. A ideia, que consiste em destacar aspectos negativos da vida ou de algo específico, virou modinha com o surgimento de um sem-número de perfis do tipo, como o @URSSdadepressao ou qualquer-profissão-da-depressão.

Continua após a publicidade

Fica, vai ter bolo
O boom dessa expressão se deu pela criação de um tumblr, encabeçado pelos perfis @nairbello e @hebecamargo no Twitter, com imagens inusitadas ilustradas pela frase. A ideia faz referência a uma típica frase de tias e avós. Exemplo de uso: no dia da aposentadoria do jogador Ronaldo, muita gente tuitou o “Fica, Vai Ter Bolo”.

#NOT
Funciona como um selo que indica: esta frase contém ironia. “A expressão vem do inglês, é um hábito americano, muito comum em séries e filmes”, explica a jornalista e blogueira Rosana Hermann (que é praticamente a síndica do Twitter, no perfil @rosana, de tanta gente que a procura tirar dúvidas sobre a rede). Eis um bom exemplo de uso do termo: “Acabei de ser assaltado, que legal! #not”

Partiu
Usada para indicar que é hora de ir para algum lugar, a expressão foi emprestada dos locutores de futebol que, ao narrarem uma partida, dizem: “partiu para o ataque” ou “partiu para a cobrança”. No Twitter, é usado sem a preposição e o artigo. Como? Assim: “Partiu almoço” ou “Partiu trampo”

Tipos de biscate e variações
O precursor deste “meme” no Brasil é o perfil @tiposdebiscat. De acordo com Leonardo Polo, um de seus criadores, a ideia surgiu do Types of Bitches, uma lista manuscrita que circula por sites americanos. Hoje em dia, vários outros perfis adotaram a ideia, cada um tirando sarro de um tipo social: tipos de hipster, de pedante, de coxinha…

Todos comemora
A gente não sabe ao certo como surgiu. E, aparentemente, ninguém no Twitter. Passamos semanas perguntando para vários amgs e ninguém conseguiu precisar a origem do meme que, apesar de tosco, é bem divertido. Funciona da seguinte maneira: usa-se “todos” ou “todas”, seguido do verbo no singular. Caso você tenha infos (quentes) sobre como nasceu essa expressão, deixe no espaço de comentários abaixo. TODOS QUER SABER.

ATUALIZAÇÃO (sexta, 8/4/2011, 21h04): A @larikussano mandou um link sobre a origem do “Todos + Verbo no singular”. Bem legal, aliás. Valeu, Lari.


Leia também:

+ As 10 Coisas Mais Irritantes do Twitter (segundo famosos)
+ As 10 Coisas Mais Irritantes do Twitter (versão dos leitores)
+ Os 5 Verbos Mais Feios da Era da Internet
+ As 10 Coisas Mais Irritantes do Facebook
+ Os 10 fã-clubes mais encrenqueiros da internet
+ 10 brinquedos inesquecíveis dos anos 80

Continua após a publicidade

Publicidade