Imagem Blog

Blog da Vejinha Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Novidades, curiosidades e promoções
Continua após publicidade

Glossário: dez expressões muito usadas no Twitter — parte 1

Por Leonam Bernardo Poucas coisas são tão irritantes quanto gente que tem mania de apontar erros de português dos outros no Twitter. Principalmente se o aspirante a sabichão comete a gafe de corrigir coisas que são intencionalmente erradas. Isso acontece muito, por exemplo, com os chamados memes — esse é o termo usado para definir […]

Por VEJASP
Atualizado em 27 fev 2017, 13h19 - Publicado em 8 abr 2011, 20h49

Por Leonam Bernardo

Poucas coisas são tão irritantes quanto gente que tem mania de apontar erros de português dos outros no Twitter. Principalmente se o aspirante a sabichão comete a gafe de corrigir coisas que são intencionalmente erradas. Isso acontece muito, por exemplo, com os chamados memes — esse é o termo usado para definir expressões, bordões e neologismos da rede de microblogs.

+ Glossário do Twitter: parte 2

Em nome da boa convivência virtual, montamos uma lista de memes, com seus significados e possíveis origens. Ou seja: na próxima vez que algum engraçadinho achar que você escreveu “bons drink” porque não sabe concordância, basta enviar para ele o link deste texto. A relação abaixo contém dez deles, que ganharão continuação na próxima semana. Bom, sem demora, então, “todos lê” o resto do post:

Arrã, Claudia, Senta Lá
Numa era em que ainda não haviam inventado paquitas, Xuxa comia o pão que os diabinhos amassavam no cenário do “Clube da Criança”, que comandou na hoje extinta TV Manchete, entre 1983 e 1986. Um vídeo que virou hit mais de duas décadas depois mostra a apresentadora tentando, em vão, tourear meninos e meninas. Uma delas era a Claudia, coitadinha, que tenta fofamente mostrar um desenho para a loira. E ouve de volta a frase aí de cima. No Twitter, virou sinônimo de “vai sonhando”.

Continua após a publicidade

Amg
Corruptela da palavra amigo. Surgiu, tudo indica, da necessidade de se comunicar mais depressa em programas de mensagens instantâneas. Ganhou o Twitter devido à exigência de os posts todos caberem em 140 caracteres.

Bons Drink
Teve boatos que Luisa Marilac, travesti brasileira radicada na Espanha, estava na pior. Determinada a mostrar que abala Roqueta Del Mare em chamas — é esta a cidade em que ela mora —, ela se enfiou num biquíni e gravou um vídeo em que mostra sua (diz ela) casa. Nas imagens, aparece dizendo: “Nesse verão, eu decidi fazer algo de diferente. Resolvi ficar na minha casa, na minha piscina, tomando meus bons drink.” O erro de concordância a transformou em web diva e popularizou o termo.

Cordei. Cadê…?
As tirinhas mal escritas e nonsense do blog Cersibon foram um grande hit da internet em 2008. É em uma delas que se registra um dos personagens dizendo “cordei kd pipoca”. Popularizada principalmente em 2010, a expressão é usada para quando acabamos de acordar (ou não necessariamente) e queremos algo imediatamente.

Cão da depressão e variantes
Inspirado no site americano Depression Dog, o “meme” ganhou popularidade no Brasil com o @caodadepressao, no início de 2010. A ideia, que consiste em destacar aspectos negativos da vida ou de algo específico, virou modinha com o surgimento de um sem-número de perfis do tipo, como o @URSSdadepressao ou qualquer-profissão-da-depressão.

Fica, vai ter bolo
O boom dessa expressão se deu pela criação de um tumblr, encabeçado pelos perfis @nairbello e @hebecamargo no Twitter, com imagens inusitadas ilustradas pela frase. A ideia faz referência a uma típica frase de tias e avós. Exemplo de uso: no dia da aposentadoria do jogador Ronaldo, muita gente tuitou o “Fica, Vai Ter Bolo”.

Continua após a publicidade

#NOT
Funciona como um selo que indica: esta frase contém ironia. “A expressão vem do inglês, é um hábito americano, muito comum em séries e filmes”, explica a jornalista e blogueira Rosana Hermann (que é praticamente a síndica do Twitter, no perfil @rosana, de tanta gente que a procura tirar dúvidas sobre a rede). Eis um bom exemplo de uso do termo: “Acabei de ser assaltado, que legal! #not”

Partiu
Usada para indicar que é hora de ir para algum lugar, a expressão foi emprestada dos locutores de futebol que, ao narrarem uma partida, dizem: “partiu para o ataque” ou “partiu para a cobrança”. No Twitter, é usado sem a preposição e o artigo. Como? Assim: “Partiu almoço” ou “Partiu trampo”

Tipos de biscate e variações
O precursor deste “meme” no Brasil é o perfil @tiposdebiscat. De acordo com Leonardo Polo, um de seus criadores, a ideia surgiu do Types of Bitches, uma lista manuscrita que circula por sites americanos. Hoje em dia, vários outros perfis adotaram a ideia, cada um tirando sarro de um tipo social: tipos de hipster, de pedante, de coxinha…

Todos comemora
A gente não sabe ao certo como surgiu. E, aparentemente, ninguém no Twitter. Passamos semanas perguntando para vários amgs e ninguém conseguiu precisar a origem do meme que, apesar de tosco, é bem divertido. Funciona da seguinte maneira: usa-se “todos” ou “todas”, seguido do verbo no singular. Caso você tenha infos (quentes) sobre como nasceu essa expressão, deixe no espaço de comentários abaixo. TODOS QUER SABER.

ATUALIZAÇÃO (sexta, 8/4/2011, 21h04): A @larikussano mandou um link sobre a origem do “Todos + Verbo no singular”. Bem legal, aliás. Valeu, Lari.

Continua após a publicidade


Leia também:

+ As 10 Coisas Mais Irritantes do Twitter (segundo famosos)
+ As 10 Coisas Mais Irritantes do Twitter (versão dos leitores)
+ Os 5 Verbos Mais Feios da Era da Internet
+ As 10 Coisas Mais Irritantes do Facebook
+ Os 10 fã-clubes mais encrenqueiros da internet
+ 10 brinquedos inesquecíveis dos anos 80

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.