Imagem Blog

Tudo Sobre Cinema Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Continua após publicidade

Tire os adolescentes da sala: o universo teen em série e filmes na Netflix

Uma das atrações é o longa-metragem espanhol Os Heróis do Mal

Por Miguel Barbieri Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 16 nov 2020, 09h54 - Publicado em 30 abr 2020, 15h34

O título do post é provocativo. Depois de ver a série inglesa The End of the F***ing World, fui atrás de outros teens desajustados em filmes na Netflix. E encontrei três longas-metragens (australiano, americano e espanhol) bem bacanas e diferentes. Não são para… adolescentes, mas, sim, para entender o que se passa na cabeça deles quando algum “parafuso” está solto. Confira abaixo minhas dicas.

Assine a Vejinha a partir de 5,90.

The End of the F***ing World > Em sua segunda temporada, a história da amizade entre dois adolescentes desajustados é uma deliciosa mistura de aventura, drama, humor negro e suspense policial. E a receita dá certo! James (Alex Lawther) não se encaixa nos moldes padronizados dos rapazes e se acha um psicopata com sede de matar. Perdeu a mãe ainda criança e é criado por um pai brucutu. Alyssa (Jessica Barden) mora com a mãe, com os meios-irmãos gêmeos do segundo casamento e com o padrasto, que, sem vergonha, a assedia. Ela decide dar um basta, mudar de vida e de cidade. Convence, então, o colega James a roubar o carro do pai e partir numa viagem sem destino — e sem grana. Um acidente com o carro, roubos a uma loja de conveniência, a invasão da residência de um escritor e um assassinato em legítima defesa. A dupla se envolve em vários delitos com um sorriso nos lábios e preocupações na mente. O que fazer? Para onde ir? A primeira temporada (de 2018) se encerra de forma satisfatória, mas, é claro, deixa um gostinho de quero mais. Na segunda parte (sem muitos spoilers), lançada no fim de 2019, dois anos se passaram. Mais velhos, mais adultos e mais responsáveis (será?), James e Alyssa vão enfrentar uma maluca mais louca do que eles. O bom é que cada capítulo tem cerca de vinte minutos e nem se nota o tempo passar.

Super Dark Times > Zach (Owen Campbell) e Josh (Charlie Tahan) são os típicos adolescentes de uma cidade do interior americano. Amigos de longa data, vão à escola e, após as aulas, passeiam de bicicleta pelos arredores. Na companhia de mais dois colegas, acabam se afastando do centro e vão parar numa floresta. Uma brincadeira com uma espada, contudo, acaba terminando em tragédia. Segue-se, então, um afastamento incômodo para Zach e conveniente para Josh. O título cabe muito bem à proposta do diretor estreante Kevin Phillips: trata-se de um registro sombrio da adolescência, no qual há vilões e mocinhos envolvidos numa trama de segredos amargos e personalidades ambíguas. Da aventura juvenil ao drama e, em sua reta final, ao terror psicológico, que ganha espaço numa narrativa tensa e nervosa.

Os Heróis do Mal > Na produção executiva está o nome do espanhol Álex de la Iglesia, diretor de O Bar e Perfectos Desconocidos, também disponíveis na Netflix. Isso já é garantia de qualidade de um drama perturbador, que faz uma análise incisiva de três adolescentes. Aritz (Jorge Clemente) é um menino franzino que, logo no primeiro dia de aula, sofre bullying na escola. Após ser espancado em público, recebe o apoio de Esteban (Emilio Palacios), que também não encontrou sua turma no colégio. Eles se tornam inseparáveis, mas a união, pouco a pouco, será desestabilizada com a chegada de Sara (Beatriz Medina), uma garota que tem o roubo como hobby. O universo teen aqui é visto com o peso da repressão da sexualidade, do ciúme sem controle e do abuso de drogas sintéticas e bebidas alcoólicas. Nota-se, contudo, que o roteiro tende a explorar as faces do bem e do mal em cada um dos três protagonistas.

Emo – The Musical > Emo é um gênero musical caracterizado por canções melancólicas. Este musical romântico traz à tona a trajetória de Ethan, papel de Benson Jack Anthony (foto), um adolescente que, após tentar o suicídio, foi obrigado a mudar de escola. Como se veste com roupas escuras e usa maquiagem carregada, é visto como um estranho no ninho. Ethan, porém, ficará dividido entre dois universos: o dos rebeldes, que o querem como guitarrista de uma banda, e o dos cristãos, já que uma garota desse grupo ficou encantada por ele — e vice-versa. Há críticas a ambos os radicalismos: de um lado, a hipocrisia dos evangélicos e, do outro, a agressão desmedida dos roqueiros. Embora aponte para um desfecho previsível, o mundo teen ganha um registro honesto.

Mais opções:

Continua após a publicidade

Jovem e Bela > No drama francês, uma adolescente descobre os prazeres sexuais chegando até à prostituição.

Top Model > Um adolescente muda Paris afim de fazer carreira como modelo. Mas seu relacionamento com um fotógrafo toma proporção doentia.

Beach Rats > Um rapaz de 19 anos, que mora em Nova York, está dividido quanto à sexualidade. Ao seu redor, há amigos machistas, uma família e os homens que ele conhece via internet.

Quer me seguir nas redes sociais? Anote: 

Facebook: facebook.com/paginadoblogdomiguel
Twitter: @miguelbarbieri
Instagram: miguelbarbieri
YouTube: Miguel Barbieri Jr. 

 

 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.