Imagem Blog

Tudo Sobre Cinema Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Continua após publicidade

Já fiz minhas escolhas para o Oscar

É hoje! Domingo de Oscar, nervos à flor da pele e muita expectativa para saber quem serão os vencedores. A partir das 21h, estarei aqui no blog, acompanhado dos meus colegas de redação Diego Maia, Carolina Romanini (do Beleza de Blog) e Tiago Faria (do Pop! Pop! Pop!) para comentar sobre a premiação. Venha ver […]

Por Miguel Barbieri Jr.
Atualizado em 27 fev 2017, 11h23 - Publicado em 24 fev 2013, 12h47

É hoje! Domingo de Oscar, nervos à flor da pele e muita expectativa para saber quem serão os vencedores. A partir das 21h, estarei aqui no blog, acompanhado dos meus colegas de redação Diego Maia, Carolina Romanini (do Beleza de Blog) e Tiago Faria (do Pop! Pop! Pop!) para comentar sobre a premiação. Venha ver o Oscar com a gente!

Veja a lista dos indicados em cartaz na cidade no nosso especial do Oscar!

Nos posts de sexta e sábado, contei minhas preferências e apostas para atores e atrizes e para melhor direção e melhor filme. Agora, vamos aos meus preferidos nas demais categorias.

Melhor roteiro original: Amor, Django Livre, O Voo, Moonrise Kingdom ou A Hora Mais Escura? Descarto, logo de cara, O Voo (não gosto do desfecho) e Moonrise Kingdom (agradável, mas nada além disso). Amor é um show de atuações e direção. Escolher entre Django Livre e A Hora Mais Escura é difícil. O trabalho de pesquisa de Mark Boal em A Hora Mais Escura é estupendo, mas Tarantino merece o Oscar pela irreverência e originalidade de Django Livre.

Torço para Argo levar o Oscar de melhor roteiro adaptado

Continua após a publicidade

 Melhor roteiro adaptado: Se Argo é o meu candidato a melhor filme, é também meu preferido nesta categoria – acho sensacional a adaptação de Chris Terrio para o livro do ex-agente da CIA Tony Mendez. Indomável Sonhadora, Lincoln, O Lado Bom da Vida e As  Aventuras de Pi são os concorrentes.

Melhor Fotografia: Entre as feras Roger Deakins (007 – Operação Skyfall) e Janusz Kaminski (Lincoln), gosto mais do trabalho de Claudio Miranda em As Aventuras de Pi. É sua segunda indicação, depois de O Curioso Caso de Benjamin Button. Os outros filmes no páreo são Anna Karenina e Django Livre.

A belíssima fotografia de As Aventuras de Pi é meu preferido para levar o prêmio

 Melhor Figurino: Outra categoria difícil, já que há boas roupas de época em Anna Karenina, Lincoln, Branca de Neve e o Caçador e Os Miseráveis. Mas, acredito, que o vencedor será Espelho, Espelho Meu, que traz criações mais excêntricas pelas mãos da japonesa Eiko Ishioka. Seria uma forma também de prestar um tributo à figurinista, que morreu em janeiro de 2012.

Continua após a publicidade

Os excêntricos figurinos de Espelho, Espelho Meu são melhores do que os dos filmes de época

 Melhor Direção de arte: Acho que Os Miseráveis leva. Mas Anna Karenina e Lincoln também são boas escolhas. Há ainda O Hobbit e As Aventuras de Pi na competição.

Melhor Montagem: O mesmo embate de roteiro: Argo ou A Hora Mais Escura? O segundo leva vantagem porque a sequência da invasão à casa de Osama bin Laden é primorosa. Ainda no páreo, Lincoln, As Aventuras de Pi e O Lado Bom da Vida.

Mixagem de som: Gosto de 007 – Operação Skyfall, o único filme de ação da lista. Os concorrentes são Argo, Os Miseráveis, As Aventuras de Pi e Lincoln.

Continua após a publicidade

Melhor Montagem de som: Fico com A Hora Mais Escura, à frente de Argo, Django Livre, As Aventuras de Pi e 007 – Operação Skyfall

Melhor Efeitos visuais: O tigre digital e a cena do naufrágio de As Aventuras de Pi, para mim, são imbatíveis. Os outros candidatos são O Hobbit, Prometheus, Branca de Neve e o Caçador e Os Vingadores.

Os Miseráveis: cabelos e maquiagem são sensacionais

 Melhor Maquiagem e penteados: Três trabalhos totalmente distintos: Hitchcock (para a caracterização de Anthony Hopkins), O Hobbit e Os Miseráveis, que é meu preferido.

Continua após a publicidade

Melhor Canção: Dificilmente alguém tira o Oscar de Adele, pela bela música de abertura de 007 – Operação Skyfall. Concorrem com ela Ted, Os Miseráveis, As Aventuras de Pi e o documentário inédito Chasing Ice.

Melhor Trilha sonora: Gosto muito do toque indiano na trilha de As Aventuras de Pi, assinada por Mychael Danna, em sua primeira indicação ao Oscar. Para mim, ela sai na frente de Argo, Anna Karenina, Lincoln e 007 – Operação Skyfall.

O fofo Detona Ralph: será que leva o prêmio de melhor animação do ano?

 Melhor Animação: Torço para Detona Ralph, mas não vou ficar descontente se Piratas Pirados! ganhar. Eles competem com Frankenweenie, ParaNorman e Valente.

Continua após a publicidade

Melhor Curta de animação: Só vi Paperman, belíssimo trabalho da Pixar, que deve faturar o prêmio.

Melhor Filme estrangeiro: O favorito Amor é também meu preferido. O Amante da Rainha e No, os dois outros que eu vi, não têm a profundidade do drama austríaco.

Gostou deste post? Então curta a página do blog no Facebook e tenha mais informações sobre cinema

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.