Imagem Blog

Tudo Sobre Cinema Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Continua após publicidade

Edgard Piccoli indica filme na Netflix sobre lendário personagem do rock

O apresentador do Morning Show, da rádio Jovem Pan, não poupou elogios a The Other One

Por Miguel Barbieri Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 13 set 2019, 17h49 - Publicado em 13 set 2019, 11h00

Edgard Piccoli é apresentador do programa Morning Show, da rádio Jovem Pan, e o convidei para dar uma dica e escrever um texto sobre algo que tenha gostado no streaming. Série ou filme de ficção? Que nada! Edgar foi direto ao ponto e escolheu um documentário sobre um lendário personagem do rock. Faz sentido. De 1992 a 2006, ele comandou vários programas na MTV e entende muito de música. Basta ler o texto para perceber seu conhecimento sobre o assunto.

(divulgação/Divulgação)

“Ao embarcar em The Other One: The Long, Strange Trip of Bob Weir, esteja certo de que vai adentrar a trajetória de uma das mais importantes bandas da contracultura americana pelo recorte da figura eclipsada de um protagonista. A contradição aparente da frase anterior é dissipada ao conhecer a obra do Grateful Dead e perceber a importância de Bob Weir na banda. Ele dispunha de duas escolhas ao entrar para o grupo, aos 16 anos: permanecer à sombra da figura mítica de Jerry Garcia ou assumir que brilharia como o melhor guitarrista rítmico e cantor do Dead. O acerto na escolha pela segunda opção, confirmado pela história, o colocou entre os melhores do rock americano, na construção da cama harmônica para a psicodelia sonora da jam band.

O contexto histórico que antecedeu o verão do amor e a ideia de Woodstock, quando os experimentos com drogas atingiam seu ápice, está fielmente registrado em imagens de época. O ponto alto é o encontro casual com Neal Cassady após um show dos Beatles na turnê americana de 1964. O local foi o ônibus dos Merry Pranksters, um bando de doidões que promovia testes com substâncias alucinógenas. Cassady tem participação informal na canção que dá título ao filme.

Continua após a publicidade

The Other One é a primeira composição escrita por Bob Weir e foi inspirada no modo de olhar o mundo do muso beatnik de Jack Kerouac. Os dois dividiam o quarto na casa-comunidade localizada a uma quadra do cruzamento Haight-Ashbury, epicentro do lema paz e amor dos hippies da São Francisco da década de 60, onde a banda fez um show para milhares de pessoas.

A vida em família, as cenas em seu home studio em Mill Valley, na Califórnia, onde foi gravado o antológico álbum Blues for Allah, em 1975, a relação com os pais adotivos, o aluno desajustado, a morte de Jerry Garcia e o encontro com os pais biológicos vão costurando uma trajetória musical alucinante sob os passos de Bob Weir nessa longa e estranha aventura pela jornada humana”.

The Other One: The Long, Strange Trip of Bob Weir está na Netflix.

Continua após a publicidade

Que me seguir nas redes sociais? Anote:

Facebook: facebook.com/paginadoblogdomiguel
Twitter: @miguelbarbieri
Instagram: miguelbarbieri
YouTube: Miguel Barbieri Jr. 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.