Imagem Blog

Tudo Sobre Cinema Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Continua após publicidade

Documentário registra a vida e a carreira de escritora lésbica

Na minha adolescência, duas escritoras brasileiras de livros eróticos estavam na boca do povo. Naquela época, tinha muita vontade de ler os textos de Cassandra Rios e Adelaide Carraro, mas, claro, suas publicações proibidas nunca chegaram às minhas mãos. Já adulto, passei a ter outros interesses e foi com muita curiosidade que assisti recentemente ao […]

Por Miguel Barbieri Jr.
Atualizado em 27 fev 2017, 00h21 - Publicado em 8 nov 2013, 20h00

Na minha adolescência, duas escritoras brasileiras de livros eróticos estavam na boca do povo. Naquela época, tinha muita vontade de ler os textos de Cassandra Rios e Adelaide Carraro, mas, claro, suas publicações proibidas nunca chegaram às minhas mãos. Já adulto, passei a ter outros interesses e foi com muita curiosidade que assisti recentemente ao documentário Cassandra Rios – A Safo de Perdizes. O filme terá duas exibições no Festival Mix Brasil: no domingo, dia 10, às 16h20, e na sexta-feira, dia 15, às 20h20, ambas no Centro Cultural São Paulo. No Rio de Janeiro, será na Casa de Cultura Laura Alvim, dia 21 de novembro, às 16h.

A escritora Cassandra Rios

A escritora Cassandra Rios

Trata-se de um documentário curto e sem muitas ambições, dirigido por Hanna Korich, que foi atrás de amigos de Cassandra Rios (1932-2002) para explicar sua importância na cena literária homossexual da época. Um dos melhores depoimentos é o da atriz Nicole Puzzi, que estrelou dois longas-metragens extraídos de livros de Cassandra, Ariella (1980) e Tessa, a Gata (1982). Nicole tira Cassandra do armário dizendo que ela nunca negou ser lésbica, mas, na época da ditadura, era muito difícil assumir publicamente.

Outra entrevista bacana é de uma sobrinha de Cassandra, que despertou para a homossexualidade por meio dos livros da tia. A importância da escritora está presente em outras declarações. Cassandra, já em 1948, escreveu seu primeiro livro, Volúpia do Pecado, abordando o lesbianismo. Marcou uma época e ganhou fama de pornográfica por criações como A Tara, Muros Altos, Uma Mulher Diferente, Cabelos de Metal e A Borboleta Branca. Foi perseguida durante o período militar e teve seus livros censurados. Hoje, a maioria está fora de catálogo.

Para quem perder as exibições no Mix, o DVD de Cassandra Rios – A Safo de Perdizes está à venda no site da editora Brejeira Malagueta, da própria cineasta em sociedade com Laura Bacellar. Para comprar, acesse o site https://www.editoramalagueta.com.br. Custa apenas R$ 5,00.

Continua após a publicidade
Nicole Puzzi estrelou dois filmes com texto de Cassandra Rios

Nicole Puzzi estrelou dois filmes com texto de Cassandra Rios

Gostou deste post? Então clique aqui e curta a minha página do blog no Facebook e tenha mais informações sobre cinema

capa-dvd-cassandra1.indd

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.