Imagem Blog

Tudo Sobre Cinema Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Continua após publicidade

Brasil ou Argentina? Quem tem mais chances no Oscar 2013?

Hoje vi Infância Clandestina (foto abaixo), que estreia dia 7 de dezembro, o candidato da Argentina a uma vaga no Oscar 2013 de melhor estrangeiro. É uma história bem contada de um menino de 11 anos às voltas com o primeiro amor e vivendo na clandestinidade com pais, guerrilheiros políticos contrários à ditadura militar, na […]

Por Miguel Barbieri Jr.
Atualizado em 27 fev 2017, 11h48 - Publicado em 26 nov 2012, 18h37

Hoje vi Infância Clandestina (foto abaixo), que estreia dia 7 de dezembro, o candidato da Argentina a uma vaga no Oscar 2013 de melhor estrangeiro. É uma história bem contada de um menino de 11 anos às voltas com o primeiro amor e vivendo na clandestinidade com pais, guerrilheiros políticos contrários à ditadura militar, na Buenos Aires da década de 70. Me lembrou, claro, o brasileiro O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias, por coincidência o representante brasileiro que ficou de fora do Oscar em 2008.

Durante a entrevista coletiva concedida a jornalistas pelo diretor Benjamín Ávila, perguntei quais eram as expectativas de seu filme ser indicado ao Oscar (os candidatos serão conhecidos em 10 de janeiro). Ávila não me pareceu muito esperançoso e respondeu que, só de ter sido escolhido como representante da Argentina, houve muita comemoração por lá.

Não me espantou a falta de ânimo do cineasta. Seu filme não é ruim – muito pelo contrário. Gosto da ótica infantil (e de traços autobiográficos) dada a tema tão árduo e, se pensarmos bem, já muito bem retratado no cinema argentino. Problema número 1 está na falta de familiaridade dos americanos com o assunto – ditadura nos países sul-americanos. Problema número 2: a Argentina levou o Oscar de melhor filme estrangeiro em 2010 por O Segredo dos Seus Olhos. Apenas três anos depois, será difícil o país vizinho emplacar mais uma na acirrada competição.

Continua após a publicidade

Respondendo, então, à pergunta do post: O Palhaço, candidato do Brasil ao prêmio, tem mais chances. Além de um filme irretocável visualmente, traz uma temática universal – a do sujeito que não se encaixa no mundo em que lhe foi imposto. A última vez que o Brasil recebeu uma indicação de melhor filme estrangeiro foi em 1998 com Central do Brasil. Torço muito para Selton Mello e sua equipe estarem representando o Brasil no ano que vem. Faço figa e desejo boa sorte porque, com o hit francês Intocáveis na parada, a briga vai ser boa.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.