Imagem Blog

Tudo Sobre Cinema Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Continua após publicidade

Barbara Paz indica filme e série sobre mulheres em ambiente repressor

'Desobediência' e 'Handmaid's Tale' podem ser vistos em plataformas de streaming

Por Miguel Barbieri Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 18 out 2018, 13h04 - Publicado em 18 out 2018, 13h02

Barbara Paz não está na TV nem no teatro, mas vai marcar presença na Mostra Internacional de São Paulo. Ela participa do projeto Memória do Cinema, falando sobre os filmes que marcaram sua vida, no IMS (Instituto Moreira Salles), nesta sexta (19), das 18h às 19h.

Barbara também está com um filme na Mostra. Trata-se do curta-metragem, de 27 minutos, Conversa com Ele, onde o doutor  Dráuzio Varella conversa com o amigo ausente (Hector Babenco) sobre os 30 anos de amizade.

Para abrilhantar meu blog, Barbara é a convidada da semana para indicar um filme ou uma série. Ela decidiu recomendar ambos, já que tanto Handmaid’s Tale quanto Desobediência registram o cotidiano de mulheres num ambiente repressor.

Com vocês, Bárbara Paz!

“Tanto a série Handmaid’s Tale — O Conto da Aia quanto o filme Desobediência abordam a religião e o sexo com contextos completamente diferentes, porém com diálogos e atuações marcantes. Desobediência é um tipo de filme para rever sempre que possível, pois trata da representatividade feminina e é dirigido pelo chileno Sebastián Lelio, o mesmo de Uma Mulher Fantástica. Rachel Weisz é uma fotógrafa que, depois de muito tempo, retorna à cidade natal por causa da morte do pai, um rabino. Lá, durante os preparativos para o funeral, ela reencontra uma grande paixão. No passado, a personagem teve um caso amoroso com a amiga Enit, numa interpretação maravilhosa de Rachel McAdams. Em uma comunidade judaica conservadora, o relacionamento foi motivo de escândalo e a fotógrafa, por ser bissexual, teve de se mudar da cidade. Começa aqui a junção entre duas grandes obras.

Continua após a publicidade
Cena de Desobediência: amor entre mulheres num comunidade judaica (Divulgação/Divulgação)

Na série Handmaid’s Tale, a liberdade de Ofredd (Elisabeth Moss) é interrompida e seu corpo passa a pertencer ao Estado numa sociedade totalitária. Como é uma das poucas mulheres férteis restantes, será a serva na casa do comandante Waterford (Joseph Fiennes). Assim, integra uma das castas de mulheres forçadas à servidão sexual como uma última tentativa desesperada para repovoar um mundo devastado. Ou seja: a protagonista será estuprada sempre que estiver fértil, só serve para procriar e está condenada a obedecer. Baseada na obra de Margaret Atwood, a série apavora ao deixar a mulher num estado impotente e devastador. Uma única palavra pode acabar com sua vida, e seu único objetivo é a sobrevivência. Ainda na trama, homossexuais são mortos e castrados, mostrando o retrocesso de uma população, que pendura seus “pecadores” em praça pública. No filme e no seriado, a sociedade vive uma espécie de lavagem cerebral e podemos perceber que o mundo está doente — o poder e o fanatismo religioso dominam e a liberdade da mulher assusta”.

Handmaid’s Tale — O Conto da Aia está disponível no Paramount Channel pelo NOW.

Desobediência pode ser alugado no Google Play, iTunes, Looke e NOW.

Continua após a publicidade

 

Facebook: facebook.com/paginadoblogdomiguel
Twitter: @miguelbarbieri
Instagram: miguelbarbieri
YouTube: Miguel Barbieri Jr. 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.