Imagem Blog

Tudo Sobre Cinema Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Continua após publicidade

Para ver em casa: 7 animações indicadas ao Oscar 2021. Quais valem a pena?

A Caminho da Lua e Shaun, o Carneiro — A Fazenda Contra-­Ataca estão disponíveis na Netflix

Por Miguel Barbieri Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
25 mar 2021, 11h30

As cinco animações que concorrem ao Oscar 2021 já estão disponíveis nas plataformas digitais. E é barbada que Soul será a vencedora. Com certeza, é a melhor do ano passado e de outros anos também. Mas você pode conferir outros bons trabalhos, como Wolfwalkers e mais uma aventura do carneiro Shaun.

Wolfwalkers > É de uma beleza ímpar, com sua técnica em 2D de traços aquarelados. Há, contudo, uma explosão de cores e formas para contar uma história do folclore irlandês. Em 1650, o caçador Bill muda-se com a filha, Robyn, da Inglaterra para o povoado de Kilkenny. A missão dele, seguindo as ordens do Lorde Protetor, é exterminar os lobos da floresta, que ameaçam a população. Robyn, assim como todas as garotas e mulheres, é obrigada a ficar em casa e fazer apenas serviços domésticos. Mas ela tem a alma rebelde e o espírito aventureiro e, por isso, se embrenha no mato para ir atrás dos animais. É aí que encontra Mebh, uma wolfwalker, raça híbrida que, durante o dia, é humana e, à noite, vira lobo. De início, desponta a estranheza para, em seguida, surgir uma estreita união entre elas. O empoderamento feminino (numa versão infantil) marca presença num roteiro que perde parte do fôlego em sua reta final, deixando de lado a excentricidade da história para cair no lugar-comum das aventuras para crianças. AppleTV+.
Vale a pena?
Sim. Nem que seja só pelo visual é arrebatador.

Shaun, o Carneiro: o Filme — A Fazenda Contra-­Ataca > É mais um precioso trabalho técnico de animação da Aardman, produtora de Fuga das Galinhas, Wallace & Gromit e outros desenhos com o carneiro Shaun. Aqui numa pegada de ficção científica, a trama mostra a convivência pouco amistosa entre Shaun e um alienígena fofo que caiu na cidade onde ele vive. Enquanto o extraterrestre se embrenha no universo terráqueo, o dono da fazenda quer faturar à custa da invasão alienígena e cria uma espécie de parque temático de ETs — e vem daí a maior graça da trama. Netflix.
Vale a pena?
Acho que a produtora Aardman já fez trabalhos melhores, mas, mesmo assim, tem seu encanto.

+Assine a Vejinha a partir de 6,90.

A Caminho da Lua > A China também garantiu uma vaga no Oscar de animação com esse desenho que começa muito bem ao mostrar um vilarejo chinês, com suas tradições e costumes, e a história de uma adolescente que, após a morte da mãe, não aceita a nova namorada do pai. Inteligente, ela monta uma nave espacial e, acompanhada de um coelho, parte em direção à Lua. A partir daí, a animação, mesmo com suas berrantes cores cítricas, se iguala aos desenhos americanos genéricos e perde a identidade oriental do início. Netflix.
Vale a pena?
Muita cantoria num desenho, como disse, genérico. Não recomendo.

Continua após a publicidade

Soul > Joe Gardner é um professor de música frustrado, que sonha em tocar com grandes nomes, mas sofre um acidente quando isso está prestes a acontecer. Sua alma vai para um centro onde deve trabalhar com almas em treinamento, como 22, que não quer encarnar por não saber sua missão. Difícil que o espectador também não mergulhe em suas próprias reflexões e conclusões num dos mais emocionantes desenhos da Pixar. Disney+.
Vale a pena? Com certeza! Um das melhores animações dos últimos anos.

Dois Irmãos — Uma Jornada Fantástica > Sempre elogiada por seus roteiros imaginativos, que agradam a adultos e crianças, a Pixar recorre aqui à mesmice numa fórmula que se tornou sua marca registrada: a combinação de humor com momentos comoventes. A trama se passa num universo fantasioso, mas semelhante à vida dos americanos. Entre fadas e dragões, o elfo Ian é um adolescente inseguro que não superou a morte do pai. Ele mora com a mãe e Barley, seu irmão mais velho, que tem aparência de metaleiro. Numa carta, eles encontram uma maneira de trazer o pai de volta por apenas um dia. Disney+.
Vale a pena?
Só se estiver com tempo sobrando. 

Animações em curta-metragem 

Se Algo Acontecer… Te Amo > Com apenas doze minutos, o curta, além de belos traços a mão, traz a comovente história de um casal abalado (e separado afetivamente) por uma tragédia. Sem diálogos, feito em preto e branco e com raras cores pálidas, mostra a triste rotina deles em meio às lembranças de um passado feliz. É uma animação para adultos dirigida com muito talento pela dupla Will McCormack e Michael Govier. Netflix.
Vale a pena?
Com certeza. Uma animação belíssima para adultos e com pinta de campeã.

Continua após a publicidade

Toca > Típica animação fofinha da Disney, realizada em 2D e com humor afiado e ação ligeira. São apenas seis minutos para contar a história de um coelho que, disposto a fazer seu esconderijo debaixo da terra, encontra pelo caminho uma série de problemas. Seu projeto de toca começa a desmoronar quando, ao cavar mais fundo, depara com um universo habitado por outros bichos. Disney+.
Vale a pena? Pela curtíssima duração, sim.

Quer me seguir nas redes sociais? Anote: 

Facebook: facebook.com/paginadoblogdomiguel
Twitter: @miguelbarbieri
Instagram: miguelbarbieri
YouTube: Miguel Barbieri Jr. 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.