Imagem Blog

Tudo Sobre Cinema Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Continua após publicidade

20 coisas que você não sabe (e precisa saber) sobre Coringa

Entre as curiosidades, Joaquin Phoenix não foi a primeira escolha para o papel e a cena da dança na escadaria virou atração turística em Nova York

Por Miguel Barbieri Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
14 out 2019, 15h46

Se você não viu Coringa, dois avisos: vá correndo assistir e este post contém spoilers.

1 – A Warner queria que Martin Scorsese e Leonardo DiCaprio como diretor e protagonista, respectivamente, de Coringa. Mas a parceria se tornou inviável por questão de agenda. DiCaprio estava comprometido com Era Uma Vez em… Hollywood, de Quentin Tarantino, que foi filmado na mesma época. E Scorsese se envolveu com o projeto de O Irlandês, da Netflix. Só Robert De Niro, que foi a primeira opção para interpretar o apresentador de talk show, conseguiu fazer Coringa e O Irlandês.

2 – O logotipo da DC Comics só aparece depois dos créditos finais. Foi uma tentativa clara de distanciar Coringa dos filmes do universo da DC, como Mulher-Maravilha e Aquaman.

3 – Depois de Watchmen: O Filme, de 2009, é o primeiro filme da DC Comics classificado nos Estados Unidos como R (restrito). No Brasil, a classificação indicativa é de 16 anos.

4 – Para manter a produção em segredo, foi usado o nome de Romeo para o longa-metragem enquanto Coringa era filmado.

Continua após a publicidade

5 – Na primeira exibição do filme, no Festival de Veneza, o público, ao fim da sessão, aplaudiu de pé por oito minutos.

6 – Embora não seja dito seu nome nos diálogos, o inglês que confronta Arthur no portão da mansão dos Wayne é Alfred Pennyworth, o confidente de Bruce Wayne/Batman.

7 – Darren Aronofsky iria dirigir Batman: Year One Movie, mas o projeto foi cancelado. E Joaquin Phoenix, veja só, foi considerado para o papel de Batman.

8 – No filme, há uma Helms Pharmacy. Seria uma homenagem/brincadeira com o ator Ed Helms, que estrelou a trilogia Se Beber, Não Case!, dirigida pelo mesmo Todd Phillips?

Continua após a publicidade

9 – A cena em que Coringa dança na escadaria foi feita na Shakespeare Avenue, 1165, no Bronx, em Nova York. Depois do lançamento filme, o endereço virou ponto turístico.

10 – Frances McDormand, vencedora do Oscar de melhor atriz por Três Anúncios para um Crime, desistiu de interpretar Penny, a mãe debilitada de Arthur, papel que ficou com a ótima Frances Conroy.

11 – Muita gente está lembrando da referência a O Rei da Comédia (1982), de Scorsese. E é verdade. O próprio De Niro já disse que seu apresentador de TV é uma homenagem a Rupert Pupkin, seu personagem em O Rei da Comédia.

12 – É o primeiro papel de Joaquin Phoenix extraído de uma HQ. Antes, ele desistiu de interpretar o personagem-título de Doutor Estranho (2016) e de tomar o lugar de Mark Ruffalo com Bruce Banner/Hulk em Os Vingadores (2012).

Continua após a publicidade

13 – Joaquin Phoenix discorda que Coringa seja um personagem atormentado. Para ele, Coringa é “a alegria, é a luta para encontrar a felicidade e se sentir conectado. Ele foi tantas coisas diferentes para mim em momentos diferentes e quanto mais imprevisível, mais inspirador”.

14 – Segundo Phoenix, a parte mais difícil de interpretar o personagem foi encontrar e aperfeiçoar a risada ideal do Coringa.

15 – Durante a coletiva para jornalistas no Festival de Veneza, de onde Coringa saiu com o Leão de Ouro, Phoenix foi cauteloso quando perguntado sobre a personalidade dúbia e a transformação de Arthur em Coringa. Ele, então, respondeu: “o público decide por si. Certamente, na maioria dos filmes do gênero, há um herói e o vilão e as motivações dos personagens são claras. Eu tenho minha própria opinião. Eu sei o que ele é para mim, mas não gostaria de impor a quem não assistiu ao filme”.

16 – A maquiagem do Coringa é muito parecida com a de John Wayne Gacy (1942-1994), um serial killer que costumava entreter crianças enquanto estava vestido como Pogo, o Palhaço. Esse estilo de maquiagem foi evitado pelos palhaços que trabalhavam na época porque assustava as crianças.

Continua após a publicidade

17 – Num momento da apresentação do stand-up, Arthur diz: “Quando eu era criança e dizia às pessoas que seria comediante, todo mundo ria de mim. Mas agora ninguém está rindo”. A frase foi extraída de um texto do comediante inglês Bob Monkhouse (1928-2003).

18 – Todd Phillips (também diretor) e Scott Silver escreveram o roteiro tendo Joaquin Phoenix em mente. “O objetivo nunca foi introduzir Joaquin Phoenix no universo dos quadrinhos. O objetivo era introduzir filmes em quadrinhos no universo de Phoenix”, disseram.

19 – Como Joaquin Phoenix perdeu 23 quilos para interpretar o personagem, as cenas tinham de ser feitas só uma vez porque não haveria oportunidade de refilmar depois. Todd Phillips, então, teve de escrever o roteiro durante a produção.

20 – Parece que o clima pesou muito durante as filmagens. Disse o diretor Todd Phillips: “Phoenix perdeu a compostura no set, às vezes até para o espanto de seus colegas de elenco. No meio da cena, ele simplesmente se afastava e saía. Quando havia tensão, o diretor o tranquiliza, dava um passeio e voltava para retomar as filmagens. Robert De Niro tem uma opinião a respeito: “Joaquin foi muito intenso no que estava fazendo e assim tinha que ser feito. Pessoalmente, não há o que dizer, a não ser: “vamos tomar um café, vamos apenas fazer as coisas como devem ser feitas””.

Continua após a publicidade

Que me seguir nas redes sociais? Anote:

Facebook: facebook.com/paginadoblogdomiguel
Twitter: @miguelbarbieri
Instagram: miguelbarbieri
YouTube: Miguel Barbieri Jr. 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.