Imagem Blog

Terraço Paulistano Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Notas exclusivas sobre artistas, políticos, atletas, modelos, empresários e pessoas de outras áreas que são destaque na cidade. Por Humberto Abdo.
Continua após publicidade

Vizinhança organiza “vigília” contra prédio na região do Jardim América

Com velas nas mãos, vinte pessoas protestaram contra edifício que ameaça a vista privilegiada de alguns dos moradores do bairro

Por Humberto Abdo
Atualizado em 24 out 2020, 22h01 - Publicado em 24 out 2020, 09h30

Na rua Estados Unidos, moradores do Jardim América se reuniram para organizar uma “vigília” durante a noite de sexta (23). Com faixas de protesto e velas nas mãos, cerca de dez a vinte pessoas ficaram paradas em frente ao local por duas horas. O motivo da demonstração: um prédio de dezesseis andares que será construído por lá e promete atrapalhar a vista de parte da vizinhança.

Projetado pelos arquitetos do escritório Triptyque, o futuro edifício incomoda alguns moradores, que defendem que o empreendimento contraria as regras de tombamento da região — ironicamente, vários prédios altos já ocupam o bairro sem causar protestos.

Na Estados Unidos, vários prédios já ocupam a via: moradores temem novo prédio alto capaz de atrapalhar a vista privilegiada da cidade. (Raul Juste Lores/Veja SP)

Regina Duarte, uma das privilegiadas moradoras de prédios altos nos Jardins, também chegou a protestar contra o caso no Instagram: “S.O.S Rua Estados Unidos. Tem cabimento?” Desde setembro, várias pequenas manifestações foram organizadas na rua por membros da vizinhança.

Continua após a publicidade

Em nota publicada pela Vejinha, a prefeitura afirmou que o alvará para o prédio foi emitido em 2017 e analisado com base na antiga Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo e novo Plano Diretor Estratégico. Respeitou, portanto, as regras vigentes na data do protocolo. A incorporadora BSP, responsável pelo projeto, disse que “a obra se encontra com todas as licenças emitidas e válidas”.

“Eles pegaram esse ‘hiato’ na troca da regulamentação, fizeram um protocolo e o projeto foi aprovado, mas a legislação nunca permitiu isso”, acredita Daniela Cerri Seibel, presidente da associação AME Jardins.

O formato do protesto foi sugerido por uma das moradores no grupo do bairro. “Perguntaram se tinha a ver com o Halloween e até brinquei dizendo que é mesmo uma história de terror”, exagera.

Continua após a publicidade
Formato de vigília com velas e faixas de protesto na Estados Unidos foi sugestão de uma das moradoras do bairro. (AME Jardins/Divulgação)

+Assine a Vejinha a partir de 6,90

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.