Imagem Blog

Terraço Paulistano Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Notas exclusivas sobre artistas, políticos, atletas, modelos, empresários e pessoas de outras áreas que são destaque na cidade. Por Humberto Abdo.
Continua após publicidade

Espaço para velórios em mansão dos Diniz “assombra” moradores dos Jardins

Com investimento de mais de 1 milhão de reais, empreendimento em casa alugada está emperrado na prefeitura desde fevereiro

Por Ana Carolina Soares
Atualizado em 6 set 2019, 13h05 - Publicado em 6 set 2019, 13h03

Há anos, o empresário Ícaro Fernandes busca uma casa ampla nos Jardins para montar uma “funeral home”, um espaço luxuoso para velórios, conceito comum nos Estados Unidos e ainda pouco usual ainda na cidade. Em fevereiro, soube da mansão de quase 1 000 metros quadrados que pertence aos irmãos Felipe e Dinho Diniz na Avenida Europa, 287, esquina com a Rua Alemanha, quase em frente ao Museu da Imagem e do Som. “Consultei a subprefeitura de Pinheiros, tive a informação de que ali seria permitido montar o meu negócio e aluguei o espaço”, conta Fernandes.

O empresário Ícaro Fernandes (Reprodução Linkedin/Veja SP)

Mas ter uma “funeral home” nos arredores assustou os moradores da região e alguns acionaram a AME Jardins, associação do bairro. Muitos temem a desvalorização das redondezas e a movimentação de carros por ali, além de ter “mortos como vizinhos”.

Com o nome provisório de Espaço Funeral, o empreendimento está emperrado desde fevereiro na subprefeitura de Pinheiros. “Talvez esse atraso tenha a influência de alguns moradores que reclamaram, mas isso não chegou até a mim. Essa preocupação é absurda, afinal, trata-se de um empreendimento familiar, de alto padrão. Muitos ali podem precisar do local um dia”, diz Fernandes.

Continua após a publicidade

O empreendedor afirma que teve o aval dos Bombeiros, da CET, cumpriu com todas as exigências, mas até agora, nada de documentação. “Na subprefeitura, em fevereiro, disseram que em quinze dias eu conseguiria a licença para abrir, mas não liberam nem vetam o projeto”, reclama.

Ele não revela valores, mas estima-se que desembolsa cerca de 100 000 reais mensais de aluguel, além de aproximadamente 25 000 reais de IPTU por mês. Como o endereço (que era uma das casas de Alcides Diniz, um dos fundadores do Grupo Pão de Açúcar, ao lado de Abílio Diniz) estava há anos abandonado, a etapa inicial da reforma teria ultrapassado 1 milhão de reais.

Fernandes explica que o Espaço Funeral teria três áreas com capacidade para no máximo 100 pessoas cada. Há planos de um ambiente para músicos, como violinistas, além de um bufê com vinhos, para deixar o velório “menos fúnebre”. Pretende funcionar em horário comercial, das 8h às 17h. “Se a prefeitura vetar, pretendo entrar na Justiça pelo direito de abrir o meu negócio”, adianta.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.