Imagem Blog

Terraço Paulistano Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Notas exclusivas sobre artistas, políticos, atletas, modelos, empresários e pessoas de outras áreas que são destaque na cidade. Por Humberto Abdo.
Continua após publicidade

Repórter conduz série sobre bastidores da vacina no Brasil e no mundo

Com cenas na Índia e na Rússia, jornalista Álvaro Pereira Júnior apresenta A Corrida das Vacinas, que estreia na Globoplay em cinco capítulos

Por Humberto Abdo
8 abr 2021, 12h46

Dividida em cinco episódios, estreia hoje (8) na Globoplay a nova série documental A Corrida das Vacinas. Com apresentação de Álvaro Pereira Jr., a produção retrata as negociações para o desenvolvimento de vacinas contra a Covid-19 no Brasil e no mundo, relatos de voluntários brasileiros que tomam vacinas experimentais e casos de pessoas que continuam confinadas em casa.

“Reunimos histórias humanas arrebatadoras, como a da jovem enfermeira voluntária da Coronavac, cuja vida acompanhamos desde outubro do ano passado”, conta o repórter. “Acompanhamos também a senhorinha de 95 anos da Vila Madalena, que mora sozinha na pandemia, e um morador do Capão Redondo de 75 anos, que é do grupo de risco.”

+Assine a Vejinha a partir de 6,90

Produzidos desde setembro do ano passado, os capítulos incluem as viagens da equipe à Índia e à Rússia. “Na Índia, chamou minha atenção estar em Nova Deli com o cenário controlado e brasileiros até me dando dicas de restaurante… Eu não entrava em um restaurante há mais de um ano”, admira-se.

Com as constantes mudanças nas regras de voo, Álvaro e sua equipe tiveram que passar pelo menos 24h no aeroporto de Catar antes de pousar no país e chegaram a dormir em pequenos hotéis-cápsula. No local, um dos personagens escolhidos foi o jovem auxiliar de contabilidade que perdeu toda a clientela e vive em um cortiço na periferia de Nova Deli. “Hoje eles voltaram a ter picos de casos de Covid, mas foi estranho sair do Brasil e me sentir mais seguro em uma nação superpopulosa como essa.”

Continua após a publicidade

+Assine a Vejinha a partir de 6,90

Na Rússia, além de enfrentar o frio e a neve de Moscou, o repórter entrevistou uma família russa que vivia em um dos típicos apartamentos soviéticos – durante a visita, a mulher havia tomado a a vacina e o marido ainda não. “Por lá, a sensação era de estar sendo controlado o tempo inteiro: aconteceram situações em que entrevistamos cientistas russos que discordam da rapidez com que as coisas aconteceram [em relação à vacina Sputnik V], acham os números do país estranhos… Bastou entrevistarmos essas pessoas para que as entrevistas com autoridades russas fossem desmarcadas. Pode ser coincidência, mas difícil não fazer essa relação.”

Repórter Álvaro Pereira Jr. aparece com máscara branca e camisa azul em frente a silhueta de Gustavo Mendes, gerente-geral de medicamentos da Anvisa.
Repórter Álvaro Pereira Jr. entrevista Gustavo Mendes, gerente-geral de medicamentos da Anvisa, para nova série A Corrida das Vacinas. (Globo/Divulgação)

Inspirada no estilo do cinema documental, a série mistura os embates políticos nacionais com a busca pela vacina ao redor do planeta. “A linha narrativa é bastante horizontal, sempre com foco no Brasil. E, no último capítulo, nos voltamos para o futuro das vacinas e como estamos preparados para futuras pandemias.”

+Assine a Vejinha a partir de 6,90

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.