Imagem Blog

Terraço Paulistano Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Notas exclusivas sobre artistas, políticos, atletas, modelos, empresários e pessoas de outras áreas que são destaque na cidade. Por Humberto Abdo.
Continua após publicidade

Conheça a polêmica do presidente “ficha suja” do clube Paulistano

O advogado Renato Arruda recebeu o apelido de alguns sócios por causa da condenação em segunda instância em um processo de desvio de verba de cliente

Por Ana Carolina Soares
Atualizado em 21 dez 2018, 06h00 - Publicado em 21 dez 2018, 06h00

Renato Vasconcellos de Arruda, 58, um dos mais renomados advogados de família do país, tem causado bochichos ao circular pelo Club Athletico Paulistano, nos Jardins. Eleito presidente do conselho deliberativo da instituição no último dia 5, deverá exercer o cargo por três anos a partir de março. Ele foi condenado, em 22 de outubro, em segunda instância em um processo movido pelos herdeiros de Maria Elisa Nobre Caldas Cortese. Três irmãos do clã, ligado ao ramo imobiliário, o acusam de ter desviado cerca de 1,5 milhão de reais deles há mais de cinco anos. Por causa da ação, Arruda recebeu denúncia na OAB. “Não posso falar sobre casos específicos, mas episódios assim, se comprovados, são uma fraude grave, que pode ser penalizada com suspensão da carteira por 120 dias”, diz Renata Soltanovitch, presidente do Tribunal de Ética e Disciplina do órgão. A seguir, Arruda fala sobre o caso.

Alguns sócios o apelidaram de “ficha suja”. Ouviu algo sobre isso?

Clube é como salão de manicure. Você fica sabendo de alguns comentários, mas nunca ouvi que me chamavam assim. Sabia que falavam sobre o processo. Até na fila da eleição abordaram um amigo dizendo: “Não vota no Renato”. Por que não tentaram então impugnar minha candidatura? Mas não o fizeram. Essa ação dos herdeiros é isolada e não tem a ver com o clube. Uma ou duas pessoas malvadas querem me destruir.

Trata-se de um processo grave.

É uma acusação grave, mas não verdadeira. Trabalhei com os três irmãos durante mais de quinze anos. Tínhamos uma relação de amizade. Fui contratado para cuidar de ações referentes à implementação de um loteamento e combinamos que eu ganharia 4% dos valores. No meio disso, começaram a surgir vários serviços extras. Combinamos verbalmente que eu usaria cerca de 1,5 milhão de reais gerado por essas ações para pagar os trabalhos a mais. Não assinamos documentos sobre o acordo, mas tenho testemunhas desse trato verbal. Quando fui cobrar os extras, disseram: “Se contenta com isso, se não vamos acabar com a sua vida”. Não acreditei, mas eles iniciaram o processo. Então, entrei com uma ação, cobrando meus serviços, os quais estimo valerem aproximadamente 4 milhões de reais.

O senhor perdeu em primeira instância, em segunda instância por unanimidade e recentemente teve um embargo de declaração indeferido. Acredita que será possível reverter a situação?

Devo anular a decisão da segunda instância porque não tive direito à sustentação oral, como pedi. Ou seja, não quiseram ouvir minhas testemunhas e cercearam meu direito de defesa. Tenho grandes chances de ganhar no STJ.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.