Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês
Terraço Paulistano Notas exclusivas sobre artistas, políticos, atletas, modelos, empresários e pessoas de outras áreas que são destaque na cidade. Por Humberto Abdo.

Psiquiatra cria técnicas para prevenir transtornos mentais nas escolas

A partir de pesquisas e palestras, Rodrigo Bressan busca combater os sintomas de ansiedade e depressão antes dos primeiros sintomas e episódios

Por Humberto Abdo Atualizado em 4 jun 2021, 15h54 - Publicado em 4 jun 2021, 06h00

Psiquiatra do Instituto Ame Sua Mente, Rodrigo Bressan, 52, sonha em prevenir transtornos mentais no Brasil — em vez de apenas tratá-los. “Esse é um paradigma na psiquiatria porque o tratamento começa após o primeiro episódio, mas isso é como se um cardiologista tratasse seu paciente só após o primeiro infarto”, compara.

Para dar início ao projeto, Bressan voltou sua atenção para as escolas, onde os impactos de doenças como depressão e ansiedade atrapalham o desempenho dos jovens. “Sem contar que os professores sofrem esmagados por pressões de todos os lados.”

Com o programa escolar do instituto, ele ensina conceitos de saúde mental aos docentes para ajudá-los a lidar melhor com casos em sala de aula e corrigir estereótipos. “Uma das concepções mais comuns é que o ideal na vida é não sentir nenhum stress, mas é com ele que você consegue crescer”, observa. “Todos têm de lidar com suas emoções e pelo menos um quinto da população vai ter esses problemas. É um número enorme e não dá mais para ter preconceito.”

+Assine a Vejinha a partir de 8,90.

Publicado em VEJA São Paulo de 09 de junho de 2021, edição nº 2741

Continua após a publicidade

Publicidade