Imagem Blog

Terraço Paulistano Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Notas exclusivas sobre artistas, políticos, atletas, modelos, empresários e pessoas de outras áreas que são destaque na cidade. Por Humberto Abdo.
Continua após publicidade

‘Prefeito de Paraisópólis’ arrecada meio milhão no Palácio Tangará

Parte da renda poderá ser destinada a obra social em casa brutalista abandonada no Morumbi

Por Sérgio Quintella Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 5 fev 2020, 13h44 - Publicado em 24 set 2019, 13h48

Um jantar para cerca de quatrocentas pessoas, realizado no Palácio Tangará, no Panamby, Zona Sul, na noite de segunda-feira (23), arrecadou 500 000 reais em prol de Paraisópolis. O evento foi realizado pelo Instituto Escola do Povo, presidido por Gilson Rodrigues, principal liderança da região, e retratado em reportagem de capa de VEJA SÃO PAULO . Entre as atrações da noite, a cantora Paula Lima e os bailarinos do Ballet de Paraisópolis, que se apresentaram em Nova York na última semana.

Parte do valor arrecadado poderá ser utilizada na criação de projetos sociais em um importante imóvel sem uso nas cercanias da favela, a maior de São Paulo, com mais de 100 000 habitantes. Situada no limite do Morumbi com a comunidade, a casa-escritório do arquiteto de origem alemã Hans Broos encontra-se vazia desde a morte dele, em 2011. Os jardins (que dominam os 2 500 metros quadrados do terreno) e os painéis de concreto do bar e da lareira são obra do amigo Burle Marx. Gay e sem herdeiros, Broos sonhava que a casa abrigasse uma escola de urbanismo. Gilson soube que o imóvel estava abandonado por meio da coluna “São Paulo nas Alturas“, do redator-chefe da Vejinha, Raul Juste Lores.

Antiga casa-escritório do arquiteto de origem alemã Hans Broos (Raul Juste Lores/Veja SP)

“A mansão está localizada em uma rua onde morei na adolescência. A gente brincava na porta dessa casa”, afirma Gilson Rodrigues. “Podemos aproveitar o fundo [da verba] e conectar pessoas que queiram destinar recursos para lá. Muita gente de fora tem receio de entrar na comunidade e o local poderia ser o lugar perfeito para várias ações nossas.” Entre os “candidatos” a ocupantes estão o ballet e a Orquestra Filarmônica de Paraisópolis.

Continua após a publicidade
(Roberto Trumpauskas/Divulgação/Veja SP)

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.