Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês
Terraço Paulistano Notas exclusivas sobre artistas, políticos, atletas, modelos, empresários e pessoas de outras áreas que são destaque na cidade. Por Humberto Abdo.

Ponte no Rio Pinheiros ganha grafite de 16 artistas em manifesto pela água

Comandado pelo grafiteiro Gamão, projeto Graffiti pela Água preenche os 55 metros de extensão da Ponte Sabesp

Por Humberto Abdo Atualizado em 27 jun 2021, 14h25 - Publicado em 27 jun 2021, 12h39

Uma ponte do rio Pinheiros, em São Paulo, acaba de receber um dos maiores grafites da cidade. Com 55 metros de extensão, a estrutura recebeu ao longo de várias semanas 1200 m² de cobertura. O projeto foi composto por artistas de diferentes regiões da cidade para destacar a importância da preservação da água.

A iniciativa do programa é de Rodrigo Cordeiro, um dos principais organizadores de eventos de água e saneamento no Brasil, e do artista urbano Gamão. Eles contaram com o apoio da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), que cedeu a ponte próxima à Ponte Cidade Universitária para o grupo de 16 artistas. Ao todo, a produção da obra utilizou mil litros de tinta e 1,5 mil tubos de spray a base de água para a realização do manifesto a céu aberto.

“Levamos cerca de 30 a 40 dias para o trabalho”, diz Rodrigo. “Precisamos falar sobre a crise hídrica, pois as pessoas têm a impressão de que a água é um recurso infinito.”

+Assine a Vejinha a partir de 8,90.

A pintura cobre as duas laterais, as adutoras e a parte que fica abaixo da ponte. A estrutura foi instalada na semana do Meio Ambiente. O projeto ainda inclui grafites em três chaminés de equilíbrio (estruturas metálicas nas margens dos rios) e pinturas em 30 telas que estarão em exposição itinerante pela cidade.

Além de São Paulo, o projeto pretende percorrer outras grandes cidades brasileiras.

Gamão (esquerda) e Rodrigo Cordeiro, idealizadores do projeto Graffiti pela Água. Ambos posam em frente a ponte colorida. Rodrigo segura placa com título
Gamão (esquerda) e Rodrigo Cordeiro, idealizadores do projeto Graffiti pela Água. Leo Martins/Divulgação
Ponte colorida em formatos geométricos.
Projeto Graffiti pela Água, na Ponte Sabesp. Instagram/Reprodução

 

+Assine a Vejinha a partir de 8,90.

  • Continua após a publicidade
    Publicidade