Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês
Terraço Paulistano Notas exclusivas sobre artistas, políticos, atletas, modelos, empresários e pessoas de outras áreas que são destaque na cidade. Por Humberto Abdo.

Após misturar breakdance com capoeira, Pelezinho será jurado em disputa de dança

Destaque no mundo do breaking, ele integra jurados de Red Bull BC One, que irá escolher dois brasileiros para final mundial na Polônia

Por Humberto Abdo Atualizado em 30 set 2021, 18h34 - Publicado em 1 out 2021, 06h00

Com o apelido herdado dos tempos em que jogava futebol, Pelezinho hoje é destaque no mundo do breaking, a modalidade de dança de rua. De São José do Rio Preto, Alex José Gomes Eduardo, 39, se consagrou em 2005 ao participar pela primeira vez da final mundial do Red Bull BC One, campeonato do qual será jurado neste ano. A final nacional, em 3 de outubro, vai selecionar dois talentos para competir na Polônia.

“O jovem que escolhe o breaking quer muito competir, mas hoje em dia também pode dar aulas, participar de projetos sociais e companhias de dança… Tem até quem conseguiu entrar no Cirque du Soleil”, resume Pelezinho.

Em sua terra natal, ele descobriu primeiro a capoeira e mais tarde incorporou os movimentos de luta à dança. “Nos anos 1990, todo mundo queria imitar o estilo do Bronx, nos Estados Unidos. Agora, se você pisar em qualquer canto do planeta, vai achar alguém dançando break. Até no Paquistão, um país com histórico de guerra, já encontrei adeptos.”

+Assine a Vejinha a partir de 8,90.

Publicado em VEJA São Paulo de 6 de outubro de 2021, edição nº 2758

  • Continua após a publicidade
    Publicidade