Imagem Blog

Terraço Paulistano Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Notas exclusivas sobre artistas, políticos, atletas, modelos, empresários e pessoas de outras áreas que são destaque na cidade. Por Humberto Abdo.
Continua após publicidade

“Deve aumentar a punição e diminuir a maioridade penal”, diz Katia Sastre

As polêmicas propostas da policial eleita deputada federal para diminuir a criminalidade em escolas

Por Ana Carolina Soares
Atualizado em 15 mar 2019, 12h20 - Publicado em 15 mar 2019, 12h11

Na quinta (14), a deputada federal Katia Sastre esteve em Suzano para acompanhar o velório das vítimas do massacre na escola estadual Raul Brasil. A policial ficou famosa no ano passado ao balear um criminoso em uma tentativa de assalto, na mesma cidade, também em frente a um colégio. Katia estudou na instituição até entrar para a polícia.

“Na minha época, a escola tinha um clima muito tranquilo, nunca imaginei que seria um cenário para tamanha monstruosidade”, lamenta. Ela também anunciou o projeto de lei 1395/2019, para aumentar a pena para quem comete crimes em escolas. A seguir, Katia fala sobre seus planos:

Como é o projeto?

A matéria agrava a penalidade de crimes cometidos no interior ou nas imediações de estabelecimentos de ensino público ou privado, além de repartições públicas. Com a aprovação, o projeto aumentará a pena até o limite máximo previsto para crimes nestas circunstâncias, mudando a redação do Código Penal ao incluir nova situação agravante. Também sou a favor da redução da maioridade penal e também de armar a Guarda Municipal na porta de escolas.

Continua após a publicidade

A lei também valeria para crimes ocorridos em outros locais públicos, como praças, shoppings?

Shopping não, porque é comércio, um local privado. Mas praça, repartições públicas…

Como esse projeto pode ser eficaz se, na maioria dos casos, os autores desse tipo de crime tinham problemas psicológicos, sofreram bullying e se suicidam após a chacina?

Há estatísticas sobre isso? De onde você tirou?

De inquéritos policiais noticiados pela imprensa. A senhora não acredita que problemas psicológicos devam ser observados e influenciam nesse tipo de crime?

Pretendo propor expandir o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), uma parceria entre a Polícia Militar, a escola e a família, Além disso, sou a favor de separar a Secretaria de Segurança Pública do Ministério da Justiça, porque juntar duas instituições tão fortes acaba as enfraquecendo.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.