Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês
Terraço Paulistano Notas exclusivas sobre artistas, políticos, atletas, modelos, empresários e pessoas de outras áreas que são destaque na cidade. Por Humberto Abdo.

John Neschling: “São Paulo é uma jaula”

No início do ano, o maestro John Neschling retornou de Lugano, na Suíça, para assumir a direção artística do Teatro Municipal. Na entrevista a seguir, fiel ao seu estilo sem papas na língua, ele avalia o que realizou até aqui e revela desconforto em dar expediente no centro: O que mudou no Municipal? As peças […]

Por João Batista Jr. Atualizado em 27 fev 2017, 00h25 - Publicado em 31 ago 2013, 00h48
John Neschling avalia o centro de São Paulo

O maestro Neschling: medo de assaltos (Adriano Vizoni / Folhapress)

No início do ano, o maestro John Neschling retornou de Lugano, na Suíça, para assumir a direção artística do Teatro Municipal. Na entrevista a seguir, fiel ao seu estilo sem papas na língua, ele avalia o que realizou até aqui e revela desconforto em dar expediente no centro:

O que mudou no Municipal? As peças eram terceirizadas para produtores externos. Isso acabou. Pensamos tudo aqui. Criei cargos como o de diretor técnico e o de iluminação. Algumas pessoas se demitiram, outras foram desligadas, como músicos e camareiras que não cumpriam horários.

E a parte administrativa? Vendemos 3 000 assinaturas para o calendário de óperas deste ano, iniciativa inédita no Municipal. Alugamos para um espetáculo uruguaio cenário e figurino de Aida por 100 000 dólares.

Como foi voltar da Suíça? Adoro trabalhar aqui, assim como a vida cultural. Mas não gosto de morar em São Paulo. Você vai ao Ibirapuera e o parque cheira a xixi. Eu tenho medo de ser assaltado ao sair do Municipal porque aqui é perigoso e o trânsito ficou insuportável de dia e de noite. A cidade é uma jaula. Na Suíça, eu me sentia seguro.

Ouça trechos da entrevista a seguir:

https://w.soundcloud.com/player/?url=https://soundcloud.com/vejasp/entrevista-john-neschling
https://w.soundcloud.com/player/?url=https://soundcloud.com/vejasp/entrevista-john-neschling-1

Continua após a publicidade

Publicidade