Imagem Blog

Terraço Paulistano Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Notas exclusivas sobre artistas, políticos, atletas, modelos, empresários e pessoas de outras áreas que são destaque na cidade. Por Humberto Abdo.
Continua após publicidade

Filho de doméstica passa em medicina na USP e chega a Harvard

Rafael José da Silva fez vaquinha virtual para estudar nos Estados Unidos

Por João Batista Jr. Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 5 nov 2017, 20h31 - Publicado em 5 nov 2017, 20h29

A curta e vitoriosa trajetória de Rafael José da Silva, de 19 anos, merece todo o mérito. Filho de um pedreiro e de uma doméstica de Santa Catarina, ele foi aprovado no curso de medicina da USP há dois anos. Passou sem nunca ter estudado em colégio particular ou feito cursinho.

Neste ano, quando completa o segundo ano de faculdade, o aluno comemora outro feito: a aprovação de uma bolsa de estudos em Harvard, a universidade de maior prestígio dos Estados Unidos. Havia um porém. O estágio não é remunerado e ele teria de arcar com a sua manutenção fora do Brasil. O gasto estimado seria de 50 000 reais, entre passagem, seguro-saúde, alimentação e acomodação em Boston.

“Decidi fazer um financiamento coletivo no Catarse”, diz. Ele não ofereceu nada em troca, a não ser a sua gratidão. Em menos de duas semanas, ele conseguiu ultrapassar a marca desejada. “Não imaginaria que daria rápido em tão pouco tempo.” Até o domingo (5), arrecadou 87 000 reais.

A doação começava com 20 reais. Algumas pessoas chegaram a doar 1 000. Sem essa ajuda, a ida para Harvard seria impossível. A renda familiar de sua família é de 2,5 salários mínimos. Aqui em São Paulo, o aluno de medicina vive na Casa do Estudante de Medicina, alojamento para os estudantes de baixa renda.

Continua após a publicidade

Rafael nunca entrou num curso de inglês. Tudo o que ele sabe – e sabe muito – se deu pelos livros, músicas, filmes e séries. “Eu não tenho o certificado do Toefl; realizei uma entrevista para Harvard por Skype, quando o avaliador viu o meu nível inglês.’

O estudante ainda não sabe qual especialização deverá seguir. “Gosto muito de cardiologia e cirurgia.”

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.