Imagem Blog

Terraço Paulistano Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Notas exclusivas sobre artistas, políticos, atletas, modelos, empresários e pessoas de outras áreas que são destaque na cidade. Por Humberto Abdo.
Continua após publicidade

Enel finaliza enterramento de postes e cabos no centro de São Paulo

Com cerca de 250 postes e fios transformados em rede subterrânea, projeto ainda aguardava a remoção de materiais das empresas de telecomunicação

Por Humberto Abdo
Atualizado em 25 mar 2021, 20h39 - Publicado em 25 mar 2021, 18h52

No centro da cidade, a Enel finaliza em maio o processo de enterramento de 260 postes e cabos da rede elétrica em dez ruas dos bairros da Bela Vista, Bom Retiro e Brás. Após completar as obras subterrâneas para a instalação da rede elétrica, a empresa ainda aguardava a retirada dos fios de iluminação pública das marcas de telecomunicação.

“Algumas dizem que concluíram esse processo, mas deixam sujeira e um monte de cabos por lá”, explica André Oswaldo do Santos, diretor de mercado da Enel. Após instalar seus transformadores e cabos debaixo da terra, a distribuidora deve esperar os alvarás da prefeitura — emitidos para cada rua — e as obras das próprias empresas de telecomunicação. “Não podemos sair desligando tudo porque pode acontecer de cortarmos a energia de um hospital, delegacia ou algum cliente importante… Em uma rua podem passar até seis cabos de telecom e cada uma vai buscar seu alvará para a obra, por isso a demora.”

+Assine a Vejinha a partir de 6,90

Em parceria com a prefeitura, a empresa tem dado continuidade à conversão da rede elétrica para a subterrânea iniciada nos anos 1970.  Da região central, a distribuidora realizou a mudança na Bela Vista na década de 1970; no Brás em 2015; e, dois anos depois, no Bom Retiro. Mas faltavam, nesses casos, os cabos das outras empresas.

André Osvaldo do Santos, diretor de mercado da distribuidora Enel.
André Osvaldo do Santos, diretor de mercado da Enel. (Divulgação/Divulgação)

+Assine a Vejinha a partir de 6,90

A ação de retirada teve início nesta semana e tem previsão para ocorrer até maio em uma extensão de 4,3 km. As vias contempladas são Avenida Brigadeiro Luís Antônio, Rua Santo Amaro, Rua Japurá, Rua Abolição, Rua Major Diogo, Rua São Domingos, Rua Ricardo Batista, Rua Aguiar de Barros, Rua do Gasômetro e Avenida Mercúrio.

No final de 2020, a Enel também concluiu a remoção de 304 postes e 25,5 toneladas de cabos de telecom na região da Vila Olímpia. Em parceria com o Grupo Colmeia, o bairro recebeu a plantação de 100 árvores no local dos antigos postes, iniciativa publicada em primeira mão nesta coluna.

“O impacto para os comércios e o visual das ruas é enorme. De longe, a pequena placa de um restaurante no centro passou a ficar visível para todo mundo, por exemplo”, finaliza Santos.

+Assine a Vejinha a partir de 6,90

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.